Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/902

Título: Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
Autor: Samssudin, Sara
Orientador: Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Palavras-chave: Apoio social
Ensino superior
Auto-eficácia
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: Com base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra utilizada foi constituída por 221 estudantes finalistas de várias instituições de ensino superior da zona da Grande Lisboa. As crenças de auto-eficácia foram medidas através da Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) e o apoio social foi avaliado através da Escala de Apoio Social (SSA; Social Support Appraisals de Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as variáveis estudadas, sendo esta relação mais evidente no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral. A análise dos resultados permitiu, também, tirar conclusões acerca das diferenças nas crenças de auto-eficácia e no apoio social percebido entre grupos definidos pelo género, pelo estatuto sócio-económico dos pais, pelas experiências de trabalho, pela média das notas e pela intenção de ingressar no mercado de trabalho no próximo ano lectivo. Em termos gerais, os resultados obtidos indicam que o apoio social da família, dos amigos e dos professores podem ser elementos-chave no desenvolvimento das crenças de auto-eficácia nesta transição.
Based on the socio-cognitive theory of Bandura (1995), this research was aimed to study the relationship between self-efficacy beliefs in the transition to work and perceived social support of students finalists in higher education. Two hundred and twenty one students finalists, from various institutions of higher education in the area of Lisbon City, participated in the study. Beliefs of self-efficacy were measured by the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) and social support was assessed through the Social Support Scale (SSA; Social Support Appraisals of Vaux et al., 1986; adapted version by Antunes & Fontaine, 1994/5). Results indicated a positive and significant relationship between the studied variables; this relationship is most evident regarding to perceived social support from friends and others in general. The results analysis allowed also draw conclusions about the differences in beliefs of self-efficacy and perceived social support among groups defined by gender, socio-economic status of parents, experience of work, average of the academic results and the intention to enter the labor market in the next academic year. Overall, the results indicate that social support from family, friends and teachers can be key elements in the development of self-efficacy beliefs in this transition.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559770
http://hdl.handle.net/10451/902
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18396_ulsd_dep.17714_Dissertacao_Sara_Samssudin.pdf715,73 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia