Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/904

Título: O conto infantil como mediador e contentor ao longo do desenvolvimento : estudo de caso : projecto Ouvir o Falar das Letras
Autor: Mourato, Ana Martins, 1978-
Orientador: Magalhães, Justino, 1953-
Fagulha, Teresa, 1946-
Palavras-chave: Contos infantis
Literatura infantil
Oralidade
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: A alteração gradual da perspectiva face ao conto infantil e a ênfase dada ao seu papel como mediador e elemento projectivo da vida emocional em diferentes etapas do desenvolvimento, permite o cruzar da literatura e da psicologia num contexto pedagógico e terapêutico. A partir de uma análise de textos e autores que remetem para a influência da literatura infantil no desenvolvimento psicológico e com base na descrição da estrutura, acção e reflexão do projecto Ouvir o Falar das Letras , realizado com um grupo de crianças de Jardim de Infância e respectivas educadoras, procura-se explorar a importância do conto enquanto mediador e contentor ao longo do desenvolvimento.
The gradual perspective alteration towards the children's short story and the emphasis given to the its role as an intermediary and projective element of emotional life in different stages of development allow us to intercross literature and psychology in a therapeutic and pedagogic context. Having in mind the analysis of texts and authors that led us to the influence of children's literature in the psychological development and, with a basis in structure description, action and reflection of the project Listening the speaking of letters , realized by a kinder garden children's group and their own educators, I try to explore the importance of children's short story as an intermediary and container throughout development.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10451/904
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18237_ulsd_dep.17658_Mestrado_Educacao_e_Leitura.pdf10,13 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia