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Título: Opiniões dos formadores dos professores acerca do currículo de formação inicial para o ensino básico concretizado no Instituto de Formação de Professores da Matola, Maputo, Moçambique
Autor: Uamba, Aida Filimon, 1955-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Currículos
Formação inicial de professores
Ensino básico
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: A formação inicial de professores não pode reduzir-se apenas à sua dimensão académica se esta apenas considerar a aprendizagem de conteúdos organizados por disciplinas. Ela visa formar profissionais para o exercício da profissão docente pelo que, se um professor não desenvolver competências profissionais, organizacionais e pessoais, dificilmente pode realizar um ensino de qualidade e dar um contributo positivo à comunidade educativa onde está inserido. Com a realização deste trabalho de investigação quisemos contribuir para um conhecimento mais profundo da qualidade de um currículo de formação inicial de professores. Neste sentido, procurámos conhecer os pontos de vista dos formadores acerca do currículo de formação inicial de professores para o ensino básico, bem como adequação do mesmo às necessidades do país, dos alunos e dos formandos e também acerca das mudanças a introduzir. Utilizámos uma metodologia de cariz qualitativo e desenvolvemos um estudo exploratório. Realizámos entrevistas a doze formadores no Instituto de Formação de Professores (IFP) da Matola Maputo - Moçambique. Os dados recolhidos foram tratados através da técnica da análise de conteúdo temática. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que os formadores se mostram muito apreensivos pela não integração de um estágio no currículo de formação em vigor, considerando esse estágio como única componente da formação inicial de professores que, através da actuação em situação, permitiria a articulação entre o campo de saber e o campo de fazer, representando também um momento importante para o formando ter a oportunidade de reflectir sobre a prática e desenvolver novos saberes e competências profissionais. As mudanças a introduzir no currículo, mais valorizadas, foram o aumento do tempo de formação expressa sob forma como as mudanças deveriam ocorrer ao nível do tempo de duração do curso . Relativamente ao dispositi
Initial teacher education can not be reduced to its academic dimension in the sense of taking into account only the contents organized in disciplines. Teacher education aims at preparing professionals to practice the teaching profession and so, if a teacher does not develop professional, organizational and personal competencies he can not perform a qualified teaching and can not give a positive contribution to the educational community where he belongs. With this research study we aimed at contributing to a deeper knowledge about the quality of an initial teacher education program. Having that in mind, attempted to search the perspectives of a group of teacher educators about their program for the preparation of primary teachers, the adequacy of the program towards the educational country needs, the pupils needs, and the needs of teacher students and also about the changes that should be introduced in their opinion. We used a qualitative methodology to develop an exploratory study. Twelve teacher educations of the Instituto de Formação de Professores (IFP) da Matola, Maputo, Moçambique, were interviewed. Data collected were subjected to a thematic content analysis. The results abled us to conclude that teacher educators are quite critical about the non existance of a practicum in the present program. They considered that the practicum would be the only component that by providing the possibility of acting in a situation, would allow the articulation between the fields of knowing and doing, and the opportunity for the student to reflect about his/her practice and to develop new knowledge and competencies. The changes most desired for a future program were the increase of the duration of studies verbalized as changes that should occur at the level of program duration . Concerning the desired educational set, it seems to emerge from the interviewees discourse the following proposals: to create seminars for student training and change of experiences; to ch
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10451/905
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