Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9069
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGouveia, Carlos, 1962--
dc.contributor.authorSimões, Raquel Sara Félix Ribeiro, 1975--
dc.date.accessioned2013-09-03T11:40:38Z-
dc.date.available2013-09-03T11:40:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/9069-
dc.descriptionRelatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês/Francês, Universidade de Lisboa, 2013por
dc.description.abstractEste relatório descreve as atividades relacionadas com a planificação, implementação e avaliação da prática de ensino supervisionada desenvolvida na disciplina de Inglês, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês/Francês, cuja frequência teve lugar nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 9.º ano, durante a segunda unidade lecionada no ano letivo de 2012/2013, intitulada “Food and Shopping”. Na unidade, foram trabalhados os temas “Fast Food”, Healthy Food” e “Online Shopping”, e os itens gramaticais Present Perfect e Present Perfect na sua relação com o Simple Past. A área escolhida foi a competência de produção escrita, consideradas as dificuldades sentidas tanto da parte dos professores, como dos alunos, ao trabalhá-la. Em consonância com essa escolha, o relatório apresenta os caminhos orientadores de uma pedagogia que, pressupõe-se, ajuda os alunos a escreverem melhor. A opção pela escrita teve a ver, por um lado, com o facto de esta ser uma das competências contempladas no Programa de Inglês e, por outro, por se entender que o poder do domínio da escrita (tal como o da leitura) permite a participação numa grande variedade de atividades sociais. Desenvolveu-se um trabalho com uma base simultaneamente reflexiva e prática e com um suporte científico consonante com aquilo que se entende por investigação-ação. Assim, identificou-se um problema no contexto das aulas de inglês, procedeu-se a uma investigação preliminar que permitiu observar o que acontecia realmente na sala de aula, levantar uma hipótese para a existência do referido problema, e finalmente intervir na tentativa de o solucionar. Na sua conclusão, o trabalho reconhece a necessidade de um questionamento permanente das práticas pedagógicas, baseado na pesquisa de soluções que melhorem o trabalho dos docentes e, consequentemente, conduzam os alunos para o sucesso.por
dc.description.abstractThis report describes the activities related to the planning, implementation and evaluation of the supervised teaching practice in English teaching, in the context of a pre-service Master course in English and French Teaching (Mestrado em Ensino de Inglês/Francês), during the academic years 2011/2012 and 2012/2013. The pedagogical practice was performed with a year-9 class, in 2012/2013, throughout the second unit taught, entitled “Food and Shopping”. The unit covered the themes “Fast Food”, Healthy Food” and “Online Shopping”, and the grammar items Present Perfect, and Perfect in its relation to the Simple Past. The area selected was the written skill, bearing in mind the difficulties felt not only by teachers but also by students, when working on it. Therefore, ways to pedagogically guide the students were thought of, in order to help them become better writers. This decision was taken both due to the fact that writing is one of the skills in the English Program, and to the assumption that the power of writing (as well as reading) allows the participation in a great variety of social activities. The activities were developed with a reflexive and practical method, and supported by the research methodology known as action-research: a problem was identified in the English class, a preliminary investigation was made in order to observe what really happened in the classroom, an idea was put forward as an hypothesis to the existence of the problem, and finally an intervention took place in order to try to solve the problem. As a conclusion, the report calls for the need to constantly question the pedagogical practices as a means to the search of solutions that may improve the work done by teachers, and consequently lead the students to success.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino da língua inglesapor
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013por
dc.titleA produção escrita enquanto prática guiadapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201432722-
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044613_tm.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.