Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9077
Título: Roteiros pela cidadania : desenvolvimento de páginas web estáticas
Autor: Correia, Sandrina Carvalho
Orientador: Conboy, Joseph E.
Palavras-chave: Desenvolvimento de páginas web
Educação para a cidadania - Portugal
Investigação-acção
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O desafio “roteiros pela cidadania” consistiu no desenvolvimento de páginas web estáticas, ao longo da prática de ensino supervisionada, no âmbito do mestrado em ensino de informática. O desafio foi influenciado pela utilização das tecnologias móveis, na sala de aula, e pala introdução da componente transversal da educação para a cidadania, como tema do sítio web a ser desenvolvido pelos alunos. O objetivo principal foi promover aprendizagens (construção do conhecimento) nos alunos sobre as várias fases do desenvolvimento das páginas web estáticas. Toda a ação de planear, atuar, observar e refletir os objetivos, as tarefas e o contexto da prática de ensino supervisionada foi influenciado pelo paradigma da investigação-ação e pela teoria de fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi. A integração das tecnologias móveis e da educação para a cidadania foram enquadradas através da criação de tarefas, que promoveram o envolvimento dos alunos, na criação de um roteiro turístico da cidade de Alverca; na sua georreferenciação e posterior inclusão nas aplicações Google Maps e Google Earth. A georreferenciação foi realizada durante uma visita de estudo à cidade, com recurso aos smartphones e a aplicação Andando. O roteiro foi adaptado para as pessoas com necessidades especiais, a nível motor e visual, através da identificação de barreiras à mobilidade e da disponibilização de fotografias e vídeos que as documentem. Os alunos, na grande maioria, gostaram do desafio e a análise dos dados sugerem que os objetivos propostos foram satisfatoriamente atingidos, com especial atenção para alguns alunos que conseguiram satisfatoriamente vivenciar experiências de fluxo.
This report was prepared as part of the requirements for supervised teaching practice and the master degree in the teaching of computer science. The primary objective of the intervention was to promote students learning about different stages of the development of static web pages. A pedagogical challenge "Roteiros pela Cidadania" was developed and implemented for secondary/professional students in Alverca, Portugal. The challenge used development of static web pages in a context that incorporated mobile technologies in the classroom and a transversal citizenship education component--the principal theme of the website developed by students. The planning, observation, implementation and reflection on teaching practice was based on the paradigm of action research methodology and on Csikszentmihalyi's theory of flow. The integration of mobile technologies and citizenship education were framed by creating tasks promoting students involvement in the creation, geotagging and publication on Google Maps and Google Earth of Alverca’s touristic itinerary. Geotagging was performed during a city study visit, using smart phones and the Andando application. The itinerary was adapted for people with visual and motor special needs. Students identified barriers to mobility and published photographs and videos. Most students enjoyed the challenge. Data analysis suggest that both the learning objectives and the secondary action-research objectives (achieving flow experiences) were successfully achieved.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9077
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