Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9078
Título: O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia : perceções sobre o método de avaliação
Autor: Malveiro, Sandro José de Oliveira, 1976-
Orientador: Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Palavras-chave: Trabalho colaborativo
Métodos de ensino
Ensino profissional
Avaliação em educação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O projeto descrito no presente relatório foi desenvolvido com uma turma do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia de uma escola de Lisboa, no módulo de Projeto II da disciplina de Projeto e Produção Multimédia. Deste modo, foi proposto aos alunos o desenvolvimento, de forma colaborativa, de um projeto que consistiu na construção de um website. Este projeto foi dividido em várias fases, sendo a fase de desenvolvimento de protótipos abordada neste relatório. Assim, foi pedido aos alunos que, i) construíssem uma versão de demonstração do website, ii) desenvolvessem e aplicassem testes de usabilidade, iii) elaborassem um relatório e iv) apresentassem o projeto oralmente. Como estratégia pedagógica foi adotado o project-led education (PLE), que visa a resolução de problemas, em equipa, similares aos do mercado de trabalho e promove a interdisciplinaridade. O papel do professor foi o de facilitador das aprendizagens, fornecendo feedback orientador aos alunos. A avaliação das aprendizagens contemplou o aspeto formativo, através do feedback e orientação do professor e o aspeto sumativo, que considerou o processo de desenvolvimento do trabalho e o produto final. Como metodologia de investigação foi adotada uma abordagem qualitativa para a análise dos resultados das aprendizagens dos alunos e quantitativa para a análise das perceções dos alunos acerca do método de avaliação adotado no âmbito do PLE. Deste modo, verificou-se que todos os alunos obtiveram aprovação nesta fase do projeto, pelo que os objetivos definidos foram atingidos. Em relação ao método de avaliação adotado no PLE, observaram-se diferenças significativas, tendo os alunos considerado que este foi mais benéfico e que existiu mais feedback por parte do professor.
The project presented in this report was developed in a 12th grade class of a Multimedia Technician Professional Course at a school in Lisbon, in the Project II module, from Design and Multimedia Production discipline. Thus, it was proposed to the students, the collaborative development of a project that consisted of website development. This project was divided into several stages, the prototypes development phase is presented in this report. The goals proposed to students in this stage were: i) build a demonstration version of the website, ii) develop and apply usability tests, iii) produce a report and iv) present the project orally. As a pedagogical strategy, project-led education (PLE) was adopted, which focus on team-based work to solve real problems and promotes interdisciplinary. The teacher role was as learning facilitator, providing feedback to students. The assessment of students learning follows two approaches, one formative, through teacher feedback and supervision and other, quantitative, which considered the project development process and the final product. As a research methodology, a qualitative approach was adopted for the analysis of students learning results and quantitative for the analysis of students perceptions about the assessment method adopted in the PLE. In this sense, we see that all students achieved positive results, thus, this shows that the goals have been met. In relation to the assessment method adopted in PLE, we observed significant differences, having students considered that this was more beneficial for them and that there was more teacher feedback.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9078
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044621_tm.pdf3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.