Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9079
Título: Los textos periodísticos como recurso didáctico en la classe de ELE
Autor: Patrocinio, Lilia Valentinova Mileva , 1983-
Orientador: Rovira, José, 1949-
Palavras-chave: Imprensa periódica
Ensino da língua espanhola
Competência comunicativa (Linguística)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: A imprensa escrita é um documento autêntico, que reflecte a actualidade espanhola em todas as suas dimensões e, para além disso, reúne uma série de particularidades, que a transformam num instrumento valioso para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A sua enorme riqueza e variedade, a nível temático, linguístico e cultural, proporcionam-lhe um grande potencial didáctico, possibilitando que seja utilizada como material de suporte para a introdução de conteúdos variados e para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas. O presente relatório tem por objectivo evidenciar esta dimensão multifacetada, que caracteriza a imprensa e o seu principal foco de atenção residirá em explicar e exemplificar de que forma podemos utilizar os textos jornalísticos para enriquecer e diversificar as nossas aulas e motivar os nossos alunos para o estudo da língua espanhola. Para isso é, aqui, apresentado o trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Luís Freitas Branco, no âmbito do programa de Mestrado em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que tem por base teórica a abordagem por tarefas e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, com recurso à imprensa.
La prensa es un documento auténtico que refleja la actualidad española en todas sus dimensiones y reúne una serie de particularidades que la convierten en un valioso instrumento para el aprendizaje de una lengua extranjera. Su enorme riqueza y variedad, a nivel temático, lingüístico y cultural, permiten que la prensa asuma un gran potencial didáctico y sea utilizada como un material de suporte para la introducción de contenidos variados y para el desarrollo de las diferentes destrezas lingüísticas y comunicativas. Esta memoria se centra, precisamente, en esta dimensión multifacética, que caracteriza la prensa, visto que su principal objetivo es ejemplificar en qué medida podemos utilizar los textos periodísticos para enriquecer y diversificar nuestro trabajo en clase y motivar nuestros alumnos para el aprendizaje del español. El presente informe se sustentará en los conceptos teóricos del enfoque comunicativo y la enseñanza mediante tareas con recurso a la prensa, evidenciando el trabajo realizado con un grupo de estudiantes de la escuela Luís Freitas Branco, en el ámbito del programa de la Maestría en Enseñanza que ofrece la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português-Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9079
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044623_tm.pdf9,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.