Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9082
Título: Tarefas que valorizam uma abordagem CTSA no ensino do tema "Energia - do sol para a terra"
Autor: Neto, Ana Patrícia Bento, 1986-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer, de que forma, a realização de tarefas, que valorizam uma abordagem CTSA, sobre a subunidade “Energia- Do Sol para a Terra”, contribui para o desenvolvimento das competências preconizadas no Programa da disciplina de Física e Química do 10.º ano de escolaridade. Neste sentido, procura-se identificar que dificuldades revelam os alunos, que aprendizagens realizam e que avaliações fazem relativamente ao uso deste tipo de tarefas. Para atingir as finalidades apresentadas optou-se por utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, uma vez que, se pretende conhecer e descrever as reações dos alunos, em ambiente de sala de aula, ao serem implementadas tarefas de cariz CTSA. Os dados são recolhidos utilizando vários instrumentos, nomeadamente, a observação participante, a entrevista em grupo focado, os questionários e os documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram categorias e subcategorias do estudo que facilitaram a apresentação, interpretação e compreensão dos dados recolhidos. Os resultados revelaram que os alunos usaram como estratégias para a resolução das tarefas a pesquisa e síntese de informação, o trabalho em grupo, a exposição e defesa de ideias. Os alunos sentiram dificuldades na mobilização de competências processuais, conceptuais, sociais, atitudinais e axiológicas. No entanto, à medida que as tarefas foram aplicadas, os alunos conseguiram superar algumas dificuldades. Os resultados mostraram ainda que os conhecimentos adquiridos na disciplina de Física e Química foram importantes para a compreensão do tema “energia” nos meios de comunicação social e na resolução de problemas do dia-a-dia.
This work aims to know how the performance of tasks, which enhance a STSE approach about the subunit “Energy - Sun to Earth” -, contribute to the development of competences recommended in Curriculum of Physics and Chemistry to 10th grade. In this sense, it is intended to identify the difficulties face by pupils when performing the tasks, their learning when are accomplishing these tasks and their evaluation about the tasks. The work was conducted in a 10th grade class, from the Sciences and Humanities degree of Sciences and Technologies. Six lessons were taught, one having the duration of 135 minutes, and the others having the duration of 90 minutes. 27 students participated in this work, 11 females and 16 males, with a mean age of about 15 years old. Data collection was done through the use of focus group interviews, written documents and naturalistic observation. The results revealed that pupils used as strategies to search and summarize information, to work collaboratively and to expose and discuss ideas. The pupils felt some difficulties, namely in development of procedural, conceptual, social, behavioral and axiological competences. However, over the tasks these are being overcome. The results also show that the knowledge acquired in Physics and Chemistry subject were important for the comprehension of “energy” in the media and in the resolution of daily problems.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9082
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044629_tm.pdf8,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.