Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9089
Título: Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
Autor: Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Ensino da leitura
Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O papel dos professores de 1ºciclo no desenvolvimento das competências da leitura, desde sempre fundamental, tem sido nos últimos anos confrontado com a necessidade de introduzir novas práticas capazes de despertar ou manter vivo o estímulo dos alunos para a aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos em estudos internacionais que revelaram ser a fraca competência leitora, uma das razões explicativas para os baixos índices de literacia revelados, fizeram com que se organizasse um plano de formação a nível nacional com vista a uma melhoria no ensino da leitura e da escrita. Neste sentido, debruçámo-nos neste estudo sobre uma ação de formação integrada neste plano, tentando compreender o impacto que esta originou nos seus formandos. Entendemos que as conceções destes professores sobre a importância da leitura e o ensino desta aos alunos, seriam as temáticas mais adequadas para percebermos os efeitos da formação nas suas práticas pedagógicas. Sustentando a ideia da ocorrência de uma mudança, procurámos saber como é que estes professores avaliaram a formação recebida. Destacámos no nosso estudo as representações que considerámos mais relevantes para o problema de investigação que traçámos, o qual incidiu sobre o impacto da ação de formação integrada no PNEP, na prática pedagógica dos professores. No nosso estudo verificámos que a formação contínua é essencial para o desenvolvimento do professor independentemente do seu tempo na carreira e que a ação de formação para o ensino do português, destinada a professores de 1º ciclo, foi, na opinião das nossas entrevistadas, de grande importância para colmatar lacunas da formação inicial ou para introduzir novos conceitos e novas práticas no ensino e na promoção da leitura. Verificámos também que o tempo de duração de uma formação e a forma como esta é acompanhada, assim como o contexto em que se desenvolve, são fatores de relevo na sua avaliação.
K-4 teachers' role in the development of reading skills during the first school years has always been considered fundamental. Recently teachers have been confronted with the fact that new practices need to be introduced to maintain students interest in the acquisition of reading skills. International studies have shown that large numbers of children were reading below their age level (One of the reasons why illiteracy level was so high). Consequently teacher practice development plans were implemented nationwide in an attempt to raise the reading and writing standards. We focused our attention on a particular course included on this plan and studied it's impact on the teachers' practices. We assumed that the teacher's inner believes about the importance of reading and writing for their students were the core issue to begin to understand the impact of the course on their practices. Believing that there was in fact a change on their practice we tried to understand how these teachers assessed what they had learned. We highlighted some representations that we considered relevant for our study, such as the impact of the PNEP’s course on the teachers’ practice. We found that regardless of the teachers’ years of experience this kind of teacher training is essential to good practices in the classroom. According to the interviewees it was very important on their performance not only by learning new concepts or clearing some concepts acquired during the initial teacher formation. We also learned that the duration of the courses, how it is planned and the context in wish is developed are important factors in it’s evaluation.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/9089
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044647_tm.pdf803,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.