Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9108
Título: DEIO: passado, presente e futuro
Autor: Rocha, Vanusa Helena Correia
Orientador: Gomes, João José Ferreira, 1961-
Palavras-chave: Abandono escolar
Taxa de aprovação
Taxa de conclusão
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Elaborado no âmbito do mestrado em Estatística, este trabalho tem como principais objectivos analisar o sucesso de algumas disciplinas leccionadas pelo Departamento de Estatística e Investigação Operacional, perceber o abandono escolar e as suas razões, avaliar a taxa de conclusão dos cursos de mestrado e a taxa de empregabilidade na área. Os dados para a sua elaboração foram recolhidos na base de dados (disciplinas e alunos) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Além destes dados, fizemos ainda um inquérito aos alunos dos mestrados (e ex-alunos) via correio electrónico. Como resultado da nossa avaliação, percebemos: - Nas licenciaturas, a taxa de não avaliação é muito elevada e o número de inscritos por docente influencia negativamente o aproveitamento escolar. - Nos mestrados, a taxa de abandono é muito elevada e poucos alunos terminam no tempo normal (2anos). Além disso, com base no inquérito, percebemos que a conclusão é muitas vezes demorada ou não realizada, por dois motivos principais: . Não haver adequação da parte teórica à necessidade do “mundo real” . A alteração dos horários dos mestrados.
The present work, carried out as part of a MSc thesis, had several aims. One of the major purposes was to analyze the success of several subjects lectured in the Department of Statistics and Operations Research of the Faculty of Sciences (University of Lisbon). We also had the intention of characterizing the dropouts, to evaluate the number of students that obtain the degree and also the ratio of future employment. The data studied is part of the FCUL's data base. Simultaneously, several MSc students and former students were inquired by e-mail. We were able to understand that: - As far as the degrees are concerned, a considerable percentage of student is not actually evaluated. A quite interesting result is that the success of the students is negatively correlated with the ratio teacher/number of students. - For the MSc courses, the percentage of dropouts is much higher than for the degrees. Moreover, very few students obtain the degree in the scheduled time. We were also able to conclude that two major aspects explain why the MSc students take more than two years to finish the course (in case they actually do). One the of the reasons is that many of the issues addressed in these courses are seldom used in practice. The other reason is that the MSc time schedules are often changes.
Descrição: Tese de mestrado em Estatística, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/9108
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