Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9134
Título: Project-Led Education (PLE) no ensino da multimédia : papel do professor e papel do aluno
Autor: Vitorino, Maria João Guedes, 1987-
Orientador: Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Palavras-chave: Trabalho colaborativo
Ensino profissional
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada com os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de D.Dinis, na disciplina de Projeto e Produção Multimédia, no módulo de “Projeto II”. Com estes alunos foi desenvolvido um projeto, dividido em cinco fases, que consistiu na elaboração de um produto multimédia. A fase do projeto, intitulada “Organização de Informação” e descrita neste relatório, pretende que os alunos: i) organizem a informação de um produto multimédia, ii) definam um esquema e estrutura de navegação e iii) apliquem as recomendações de usabilidade e acessibilidade. O Project-Led Education (PLE) foi a estratégia pedagógica adotada. Sobre ela recai uma avaliação formativa, através do feedback fornecido pelo professor, e sumativa, considerando a avaliação do processo e do produto. Segundo esta estratégia o professor deve desempenhar um papel de facilitador e orientador do processo de aprendizagem e o aluno deve ser autónomo, responsável e gerir o seu próprio conhecimento. A metodologia de investigação foi baseada numa abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. Os resultados de aprendizagem positivos obtidos pelos alunos apontam para o sucesso da intervenção e cumprimento dos objetivos de aprendizagem traçados. No que diz respeito à questão investigativa, notou-se um incremento em relação às perceções dos alunos em relação ao papel do professor e ao papel do aluno, nomeadamente, quanto à responsabilidade dos alunos pela aprendizagem e à ajuda dos professores na procura de soluções, na resolução de conflitos e no incentivo ao trabalho em equipa.
This report was prepared in the ambit of the supervised teaching practices with the students of the 12th grade from the professional course in Technical Media of the D.Dinis Secondary School, in the subject of Design and Multimedia Production and sub-subject "Project II". With these students it was developed a project divided into five phases which consisted in the development of a multimedia product. This report describes one of the phases of the project called "Organization of Information" in which the students were supposed to: i) organize the information of a multimedia product ii) define a plan and navigation structure and iii) implement the recommendations of usability and accessibility. The Project-Led Education (PLE) was the teaching strategy adopted. On it rests a formative assessment, through the feedback provided by the teacher, and summative, considering the assessment of the process and the product. According to this strategy the teacher should play a role simplifying and guiding the learning process and the students must be autonomous, responsible and manage their own knowledge. The research methodology was based on a qualitative approach and quantitative data. The learning positive results obtained by the students indicate the success of the period of training and fulfillment of learning objectives outlined. As regards to the investigative issue it was noted an increase on the students’ perceptions about the teacher and the student roles, regarding the students responsibility for learning and helping teachers in finding solutions, in conflict resolution and encouraging teamwork.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9134
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