Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9135
Título: Os robôs no ensino da programação
Autor: Ferreira, Humberto Jorge Duarte, 1980-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Robótica educativa
Programação (Computadores)
Ensino da informática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este relatório incide numa intervenção realizada na Escola Secundária de Camões em Lisboa e visa analisar em que medida os robôs podem potenciar a aprendizagem das estruturas de controlo, em programação, numa turma de 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão. O projeto realizado pelos alunos, em cinco sessões de noventa minutos, consistiu em elaborar algoritmos para movimentar os robôs sem que os mesmos colidissem com os objetos à sua volta. O trabalho foi inspirado em metodologias tais como Project Based Learning, Competition Based Learning e Cenários de Aprendizagem (Carroll, 2000). Para além dos instrumentos de avaliação dos alunos, foram realizados pré e pós-testes para verificar as aprendizagens ocorridas durante a intervenção. Os dados recolhidos revelam que a utilização de robôs como recurso educativo, nesta intervenção, revelou algumas evidências de aprendizagem dos conteúdos abordados. A utilização de robôs também demonstrou ser um fator de interesse e envolvimento por parte dos alunos.
Teaching and learning computer programming is quite difficult. Recently, the research identifies some artifacts that can contribute to student learning. The interaction with robots can have an important role in the computer science disciplines. This study tries to contribute with the possibility that robots can help secondary students to learn programming, in this case control structures. Before the robotics learning activity, the students took a pretest for analyzing their knowledge of control structures. After this test, students developed an algorithm to move the robots with no collisions in a small arena. The posttest was done after all robots activity. Both tests were used in this study to measure learning. To move robots correctly the teacher introduced basic instructions and the programming structures control. The robots were equipped with three simple ultrasonic sensors and two motors to move themself. Coupled to all the hardware, the robot has an Arduino microcontroller which has been programmed by the students. The statistical result indicated that significant differences were found between pre and posttest. Like other authors mentioned in this document, this studied concludes that robots are not a guaranteed solution, but they can improve students programing learning’s in computer science secondary courses.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9135
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