Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9136
Título: Aprendizagem de estruturas de controlo com recurso à robótica educativa
Autor: Celestino, Honorina Alves dos Santos, 1964-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Robótica educativa
Trabalho colaborativo
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório versa uma intervenção realizada no âmbito da prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino da Informática da Universidade de Lisboa. A intervenção decorreu na Escola Secundária Camões, com os alunos do 12º de Aplicações Informáticas B, Unidade de Programação, tendo por objetivo a aprendizagem dos conceitos de programação, designadamente estruturas de repetição. Esta intervenção está inserida no âmbito de um projeto intitulado NXT Heroes e cuja proposta envolveu a construção e a programação de um artefacto robot Lego Mindstorms NXT. As estratégias da sua implementação assentaram na utilização da Aprendizagem baseada em Problemas, com recurso à Robótica Educativa, e do trabalho Colaborativo. Na componente investigativa recorreu-se a métodos quantitativos (questionários) para avaliar se (i) a aprendizagem de programação com recurso à Robótica Educativa promoveu o trabalho colaborativo; (ii) a Robótica Educativa contribuiu para o cumprimento do objetivo proposto; (iii) a opinião inicial e a opinião final dos alunos sobre trabalho colaborativo coincidem. Os resultados demonstraram que quem apresenta maior trabalho colaborativo apresenta maior participação e aprendizagem e que a utilização da Robótica Educativa contribuiu para o cumprimento do objetivo da aprendizagem. Também se verificou que, quem apresenta maior trabalho colaborativo no início apresenta maior trabalho colaborativo no final, não obstante a opinião final e a opinião inicial dos alunos não estarem correlacionadas.
This report covers an intervention carried out under the supervised teaching practice of the Master in Teaching Informatics, University of Lisbon. The intervention took place in the High School Camões, with 12th graders Computer Applications B, Programming Unit, with the purpose of learning the programming concepts, namely repetition structures. This intervention is embedded within a project entitled NXT Heroes and proposal involved building and programming a Lego Mindstorms NXT robot artefact. The strategies of implementation were based on use of Problem Based Learning, using the Educational Robotics, and Collaborative Work. In investigative component resorted to quantitative methods (questionnaires) to assess whether (i) the learning of programming using the Educational Robotics promoted collaborative work, (ii) Educational Robotics contributed to the fulfillment of the proposed objectives, (iii) initial opinion and the final opinion of the students about collaborative work coincide. The results showed that those who present greater collaborative working has a greater participation and learning and the use of Educational Robotics contributed to the fulfillment of the purpose of learning. It was also found that, who is more collaborative work early is more collaborative work in the end, despite the final opinion and the opinion of the original students are not correlated.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9136
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