Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9139
Título: Ensino de bases de dados num curso profissional a uma turma de 10º ano
Autor: Carvalho, Manuel Afonso dos Santos Carrondo de, 1968-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Bases de dados
Ensino de Informática
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O relatório aqui apresentado refere-se à intervenção realizada numa turma de 10º Ano, do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos na Escola Secundária Padre António Vieira no âmbito da prática de ensino supervisionada, integrada no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em ensino de informática. Esta intervenção consistiu na criação de um ambiente de jogo para enquadrar uma metodologia inspirada na aprendizagem por problemas. Para este efeito foram constituídas equipas de três a quatro alunos que competiam entre si. O jogo foi organizado em quatro níveis que agrupavam problemas. Os problemas de cada nível eram resolvidos sequencialmente, sendo que, a passagem a um problema/nível seguinte pressupunha a conclusão daquele que o precedia. Outro aspeto importante do jogo é que a rapidez na resolução dos problemas era importante, tendo sido usado um sistema de pontos para a valorizar. A avaliação integrou a auto e heteroavaliação, grelha de observação do professor, assiduidade e a conclusão dos problemas propriamente ditos. A intervenção foi realizada na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo de Base de Dados, tendo incidido especificamente em consultas a base de dados, sobre as quais foram desenvolvidos os referidos problemas do jogo. A reflexão final deste relatório foca-se nos aspetos relacionados com o sucesso da intervenção, com as limitações desta e com as conclusões que daí retiro. Também são levantadas diversas questões que se prendem com a natureza do programa da disciplina onde foi realizada a intervenção.
This report refers to a 10th grade class intervention of the Professional Course titled Computers Equipments Management which took place at High School Padre António Vieira under the supervised teaching practice. This is included in the studies cycles of the Computer Science Teaching Master. This intervention is consisted in a game environment design inspired in a problem-based learning methodology. To accomplish to this purpose were created teams with three or four elements that were in competition against each other. The game was organized in four levels. Each level was compound by different problems. The problems of each level were tackled in a sequence and the ascension to the next level would be possible if the previous was completed. An important issue was the speediness of every problem working-out to witch has been attached a scoring system to enrich the game. The assessment comprised the auto and peer assessment, the teacher’s remarking grid, assiduity and the problems accomplishment. The intervention was integrated on Databases subject of Information and Communication Technologies, specifically laying on databases queries for which were developed these game problems. The final reflection of this report points out successful aspects of this intervention taking into account theirs limitations and the conclusions that come from that. There are still some issues raised about the course program source.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9139
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