Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9140
Título: A robótica educativa no ensino-aprendizagem de estruturas de selecção
Autor: Ferreira, Susana Margarida Clemente, 1985-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Programação informática
Robótica educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório descreve o processo de preparação, execução e análise da intervenção da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática. A intervenção decorreu na Escola Secundária de Camões em Lisboa, ao longo de cinco aulas sobre o tema estruturas de seleção da unidade de ensino-aprendizagem Introdução à Programação da disciplina Aplicações Informáticas B do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias. Na fase de preparação da intervenção e após uma revisão da literatura sobre a temática a lecionar, partiu-se da sugestão de utilização da robótica educativa como meio de colmatar/diminuir as dificuldades iniciais da programação e da evidência de que a robótica educativa ajuda a promover a aprendizagem pelo erro, para preparar cinco aulas sobre estruturas de seleção. Na fase de execução da intervenção, os alunos programaram diferentes desafios para responder a um problema e preencheram dois guiões relativos às opções tomadas para resolução dos desafios. A avaliação das aprendizagens dos alunos foi formativa através de feedback escrito e questionamento professora-equipa e sumativa através da avaliação dos programas criados, documentos entregues e atitudes e comportamentos revelados nas aulas. Na fase de análise da intervenção, partiu-se das respostas dadas pelos alunos a um questionário para responder à questão de investigação Será que os alunos consideram que o feedback fornecido pelo robot os ajuda no processo de aprendizagem? Esta análise demostrou evidências de que os alunos percecionaram três agentes que lhes forneceram feedback importante para a sua aprendizagem durante a intervenção: os colegas, a professora e o robot.
This report describes the preparation process, execution and analysis of the intervention of supervised pedagogical practice held under the Masters in Informatics Teaching. The intervention took place at the Camões Secondary School in Lisbon, through five lessons on the topic selection statements of the teaching-learning unit Introduction to Programming within the subject Applications Informatics B of the 12th year of Science and Technologies course. In the preparation phase of the intervention and after a review of the literature on the subject to teach, we took note of the suggestion to use educational robotics as a means to bridge/reduce the initial difficulties of programming and of the evidence that educational robotics helps promote the learning with error, to prepare five classes on selection statements. In the execution phase of the intervention, students programmed different challenges to respond to a problem and completed two scripts on the choices made for addressing the challenges. Assessment of student learning was formative through written feedback and questioning teacher-team as well as through summative evaluation of the computer programs that were created, delivered documents and attitudes and behaviors revealed in the classroom. In the analysis phase of the intervention, we took the answers given by the students to a questionnaire to answer the research question Will the students consider that the feedback provided by the robot will help them in the learning process? This analysis has shown evidence that students perceived three agents that gave them an important feedback for their learning during the intervention: their schoolmates, the teacher and the robot.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9140
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044651_tm.pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.