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Título: Educar em ponto grande
Autor: Trincão, Márcia Soraia da Silva, 1985-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de adultos
Alfabetização de adultos
Exclusão social
Relatórios de estágio
Issue Date: 2009
Resumo: Esta investigação sociológica, de natureza qualitativa, debruçou-se sobre o tema dos cuidados familiares a idosos dependentes, tendo-se focado, mais concretamente, nas trajectórias de cuidar e nos seus significados. Os resultados obtidos revelam uma realidade social bastante matizada e complexa tanto ao nível das práticas, como ao nível das representações sociais. As transições para as trajectórias de cuidar foram realizadas de diferentes modos e em diferentes timings , transições estas que tiveram uma pluralidade de fundamentos, que vão desde o dever filial incondicional ao afecto. Alguns cuidadores têm trajectórias de cuidar de curta duração, enquanto que no pólo oposto existem cuidadores com longas trajectórias de cuidar. O cuidar ao longo do tempo seguiu diferentes rumos, tendo nalguns casos implicado um aumento gradual da quantidade de tempo e de energia despendida nos cuidados e, numa situação oposta, uma diminuição gradual desta mesma quantidade de tempo e de energia. Evidenciou-se também que o cuidar pode ser conciliado com outras trajectóriasconstitutivas dos percursos de vida dos cuidadores ou, pelo contrário, pode produzirinterferências nestas mesmas trajectórias ou sofrer interferências da parte destasúltimas. Por último, foram apreendidos diversos significados associados às trajectóriasde cuidar, os quais oscilam entre a gratificação e a opressão . A diversidade e acomplexidade encontradas prendem-se com múltiplos factores, quer de naturezamicro-social (associados às vidas dos cuidadores, dos idosos dependentes e de outros familiares), quer de natureza meso e macro-estrutural (classe social, género, etc.). O conhecimento aprofundado do cuidar ao longo do tempo e dos seus significados permitiu, ainda, contribuir para o esclarecimento de outras interrogações que se relacionam, nomeadamente, com o controlo que os cuidadores têm na construção das suas biografias de cuidar, com a importância do afecto nestas mesmas biografias, e com o papel da família na satisfação das necessidades de bem-estar dos idosos dependentes.
This sociological research, of qualitative nature, studied the topic of family elderly care, having focused on the caring trajectories and their meanings. The results obtained revealed a diverse and complex social reality, both in terms of the practices and in terms of the social representations. The transitions to the caring trajectories were carried out in different ways and at different timings. Besides this, they had a plurality of foundations (or reasons): from unconditional filial duty to love. Some of the carers interviewed have caring trajectories of short duration, whilst, on the opposite end, other carers have long caring trajectories. Caring through time took different paths; having in some cases implied a gradual increase of time and energy spent on care and, on the opposite end, implied a gradual decrease of time and energy spent. In this study, it also became evident that, whilst in some cases, carers are able to reconcile caring with other life trajectories, in other cases, caring may produce interferences on other life trajectories and/ or may suffer interferences from these. Furthermore, this research was able to capture several meanings associated with the caring trajectories, which go from gratification' to oppression'. The diversity and complexity of meanings found relates with multiple factors, both of micro-social nature (associated with carers lives and the lives of other relatives) and of meso and macro-structural nature (social class, gender, etc). The study of caring through time and of its meanings also contributed to enrich the knowledge related with some important sociological questions, such as the degree of control carers have in the construction of their caring biographies, the importance of affection in these biographies and the role of family in the satisfaction of the elderly persons' needs.
Descrição: Relatório de estágio, Ciências da Educação (Formação de Adultos), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000555960
http://hdl.handle.net/10451/916
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