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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/929

Título: A intervenção vocacional e o sucesso escolar : um plano de intervenção com crianças do Ensino Básico
Autor: Leiria, Eva Maria Evaristo
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Psicologia da educação
Orientação vocacional
Ensino básico
Sucesso escolar
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Com enquadramento na teoria de circunscrição e compromisso de Gottfredson e nos princípios sócio-cognitivos que perspectivam os objectivos pessoais como regulatórios do desenvolvimento e da aprendizagem, estabelece-se o plano de um programa de desenvolvimento da carreira para os estudantes do 5º de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. A intervenção nesta fase de vida, considerada precoce em termos dos pontos tradicionais de decisão, pode ser decisiva relativamente ao sucesso escolar, nomeadamente nas atitudes face ao trabalho e ao estudo, bem como no sentido de competência pessoal e no esforço disponibilizado no estudo. A aplicação deste programa tem como finalidade última desenvolver a auto-regulação dos projectos de vida, da aprendizagem e das competências facilitadoras de sucesso escolar. O programa proposto baseia-se na concepção da educação da carreira e tem como objectivos prioritários promover a exploração e o desenvolvimento de interesses sem constrangimentos dos estereótipos de género e/ou classe social, e simultaneamente evitar o compromisso prematuro com profissões ou actividades. Pretende-se ainda que os jovens compreendam o significado pessoal da escola e do trabalho, permitindo o desenvolvimento de atitudes mais positivas e encorajadoras de esforço, especificamente através do desenvolvimento da relação entre as disciplinas escolares, as actividades de tempos livres e os seus objectivos pessoais. Para cumprir estes objectivos, o plano do programa consiste em 19 sessões estruturadas que devem ser realizadas ao longo do ano lectivo, de modo a cada uma das três partes (Conhecer a escola e aprender a estudar; Conhecer o mundo do trabalho; Conhecer quem sou) possa corresponder a cada um dos períodos lectivos. O programa da intervenção conta ainda como uma componente avaliativa, no sentido de avaliar a eficácia e promover o aperfeiçoamento do programa.
With its framework in Gotfredson's theory of circumscription and compromise and in the socio-cognitive principles that look for personal goals as regulatory components of development and learning, a career development program is established for 5th grade students, with ages between 9 and 12 years old. Taking into account the usual decision periods, the intervention in this life stage is considered premature; however, it can be crucial for academic achievement, namely work and study attitudes, as well as the meaning of personal skill and the effort given to studying. The relevance of the program is the development of auto-regulatory mechanisms for life projects, learning and skills needed to academic achievement. The proposed program is based on the conception of career education and. intents to promote the exploratory activity and the development of interests without any constraints of gender and social class stereotypes, avoiding the early compromise with work activities. It is also intended for students to understand the personal meaning of school and work, allowing them to develop positive and encouraging attitudes of effort, especially through the relationship between school disciplines, hobbies and personal goals. To accomplish this purposes, the program has 19 structured sessions that must be distributed through the school year, so that each of its three parts (Know the School and learn how to study; Know the world of work; Know who I am) can match each of the school periods. The intervention program has also an evaluative component to analyze its efficacy and promote its improvement.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10451/929
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