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Título: Oferta de actividades formativas em contexto de trabalho no âmbito da formação profissional contínua em enfermagem : estudo de caso
Autor: Costa, Alexandre Augusto Coelho, 1972-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de adultos
Formação profissional contínua
Enfermagem
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: Dadas as mutações económicas e sociais que ocorrem a uma velocidade vertiginosa, a formação profissional contínua está cada vez mais presente nos discursos técnicos e políticos. O mesmo se passa no campo da saúde, em que os técnicos de saúde, nomeadamente os enfermeiros, são compelidos a formação contínua de modo a dar resposta a situações de saúde/doença cada vez mais complexas nas nossas sociedades. Partindo do princípio que é sempre o indivíduo que se forma e que, a reflexão sobre as práticas formativas efectuadas pelos próprios trabalhadores, ocupa um lugar de destaque na formação profissional, a realização do estudo tentou caracterizar a oferta de formação em serviço promovida pelos enfermeiros dum hospital psiquiátrico, localizado na cidade de Lisboa, e compreender os modos do respectivo funcionamento e a sua relação com o contexto de trabalho. Deste modo recorremos ao método do estudo de caso para aprofundar o conhecimento sobre a oferta de actividades formativas organizadas pelos enfermeiros em contexto de trabalho. Neste estudo realizámos nove entrevistas e efectuámos a análise de dois relatos de sessões de formação realizadas em contexto de formação num dos serviços da instituição, onde a modalidade central da oferta de formação consiste na análise e reflexão das práticas de enfermagem, realizadas em grupo, pelos próprios enfermeiros. Com este estudo, tentámos responder à questão: Qual é o potencial formativo das actividades formativas organizadas pelos enfermeiros nos locais de trabalho? Em conclusão, os enfermeiros inquiridos valorizam os contextos da prática como locais de trabalho e de formação e valorizam a reflexão sobre a acção na sua formação. Contudo, contraditoriamente quando questionados sobre o modo de organizar as actividades formativas consideram importante colmatar necessidades de formação , recorrendo a modalidades escolarizadas através da realização
Due to the economic and social changes occurring with vertiginous speed, continued professional training is more present than ever in technical and political speeches. So is the case in the health care field, in which health care providers, namely nurses, are compelled to continued training as a way to react to increasingly complex health/disease situations that occur in our society. Starting on the principle that it is always the person that learns and that reflecting on the training practices is a cornerstone of professional training, this study tried to characterise the offer of professional training in working environment promoted by nurses in a psychiatric hospital located in Lisbon, and understand how this training takes place and its relation with the working environment. The case study method was used in order to deepen the knowledge about the offer of training activities organised by nurses in working environment. In the course of the study, nine interviews were conducted and the descriptions of two training sessions that took place in one of the hospital wards were analysed, where the main modality of training available consists on the analysis of and reflection on the nursing practices by the nurses themselves in group sessions. In this study we tried to answer the following question: what is the formative potential of training sessions organised by nurses in working environment? In conclusion, the enquired nurses did value the working environment of the nursing practice as a training situation, as well as the reflection on their actions. Nevertheless, paradoxically, when questioned about the best way to organize training activities they considered necessary to deal with formative needs with scholarly modalities , through master teaching instead of training activities that develop acquired capacities and that value reflection over action.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10451/934
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