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Title: Factores influentes na permanência dos toxicodependentes em programas terapêuticos do desafio jovem : um estudo de caso
Authors: Barradas, Ana Miriam Pinto
Advisor: Marujo, Helena Águeda, 1958-
Keywords: Toxicodependência
Comunidades terapêuticas
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: A toxicodependência tem sido apontada como um dos maiores problemas que as sociedades actuais enfrentam, realçando-se a importância do desenvolvimento de intervenções terapêuticas eficazes. Diversas organizações baseadas na fé têm tomado a dianteira na luta contra este flagelo, alcançando, actualmente, inúmeros indivíduos em todo o mundo, e os programas que oferecem geram cenários propícios para que os seus utentes consigam mais do que apenas a independência das drogas. O carácter espiritual/religioso de programas baseados na fé, como o do Desafio Jovem, denota um potencial catalizador para o enriquecimento das vidas dos seus utentes, para lá da desejada liberdade das dependências. No entanto, as elevadas percentagens de utentes que desistem prematuramente de todo o tipo de programas de reabilitação para a toxicodependência representa um sério impedimento à sua recuperação estável, pelo que surge o interesse exposto neste estudo pela compreensão dos factores que influenciam a conclusão eficaz do programa de reabilitação do Desafio Jovem e pela forma como a espiritualidade que lhe é inerente dificulta ou facilita essa permanência. Para aprofundar essa compreensão, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a informadores chave de três grupos: actuais utentes, ex-utentes para quem o programa foi bem sucedido e técnicos da instituição. Todos os inquiridos indicaram a espiritualidade/religiosidade e a motivação como factores que influenciam a conclusão eficaz do programa. Espera-se que este estudo preliminar fomente futuros estudos acerca deste tema, de forma a que se possa melhorar a intervenção prestada por esta instituição, contribuindo para o esclarecimento das relações que se estabelecem entre a espiritualidade/religiosidade e a recuperação das dependências e inspirando estudos idênticos em contextos semelhantes.
Drug dependency has been acknowledged as one of the biggest problems that contemporary societies face, which reveals the importance of developing effective therapeutic interventions. Many faith based organizations have taken the lead in the fight against this plague, currently reaching out to numerous individuals all over the world, and the programs these organizations offer generate ripe scenarios in which users can attain more than just drug independence. The spiritual/religious nature of faith based programs, like Teen Challenge's, shows their catalytic potential for enriching their users' lives beyond the desired freedom from addictions. In the meanwhile, the high rates of users who abandon all types of rehabilitation programs prematurely, seriously thwarts their chances of attaining a stable recovery, leading to the interest exposed in this study on understanding which factors influence addict's effective retention in Teen Challenge's rehabilitation program, and in how the program's inherent spirituality deters or facilitates that retention. To investigate this association, semi-structured interviews were conducted with key informers from three groups: Teen Challenge's program's current users, ex-users for whom the program was successful, and staff. All participants indicated spirituality/religiosity and motivation as factors influencing effective program retention. It is hoped that this preliminary study will stimulate future research on this topic, therefore allowing for the enhancement of this institution's interventions, contributing to the clarification of the correlation between spirituality/religiosity and the recovery from addictions, and inspiring similar studies in identical contexts.
Description: Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000552987
http://hdl.handle.net/10451/939
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