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Título: Perspectiva(s) sobre a escola promotora de saúde : um estudo de caso
Autor: Emiliano, Suse Lara Cardoso
Orientador: Barros, Maria Luísa, 1957-
Palavras-chave: Promoção da saúde
Ensino básico
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: O presente estudo assenta numa perspectiva da escola enquanto agente potencialmente promotor da saúde dos seus utentes, alicerçando-se em diferentes modelos e paradigmas, nos quais escola e saúde se inter-relacionam: saúde escolar e educação para a saúde, a escola promotora de saúde, a escola inclusiva e a escola amiga da criança. Dado o reconhecimento da importância da qualidade em educação e nos cuidados para a infância, foram ainda tidas em conta variáveis que os modelos de qualidade em educação contemplam e salientam como pertinentes. Este trabalho teve como objectivo central a caracterização qualitativa de uma escola, apontando tanto os seus pontos fortes, como os aspectos que devem ser optimizados. Esta caracterização foi feita com recurso a múltiplos informantes: coordenador de escola, professores do 4º ano do ensino básico e alunos do mesmo ano de escolaridade; foi feito o cruzamento dos dados obtidos através dos diferentes informantes. Como objectivo secundário, este estudo procurou avaliar a funcionalidade familiar percebida pelo aluno e relacioná-la com a avaliação que o aluno faz da escola. Foram utilizados três instrumentos de recolha de informação, adaptados para este estudo: Questionário de Caracterização de Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, Caracterização do Ambiente Escolar pelo Professor e Caracterização da Família e da Escola pelos alunos; neste último questionário incluiu-se o APGAR Familiar (Smilkstein, 1978). Os resultados alcançados apontam para um perfil de escola positivo, enquanto agente promotor de saúde, e nas dimensões avaliadas; destacam-se, positivamente, a área relativa à prática de actividade física e desportiva e, negativamente, a promoção da saúde dos funcionários. O cruzamento de dados aponta, maioritariamente, para concordâncias, embora surjam algumas divergências. Os valores elevados encontrados nos indicadores de disfuncionalidade familiar levantam a necessidade de confirmação desses valores. Este trabalho tem ainda como contributo o estudo das potencialidades desta metodologia para estudos futuros mais abrangentes e prolongados.
The present study is based upon a perspective of the school as the potentially promoting agent of its users' health, consolidating itself in different patterns and paradigms, in which school and health interrelate with each other: school health and health education, the health-promoting school, the inclusive school and the childfriendly school. Due to the recognition of the importance of quality in education and child care, there were also taken into account other variables which are admired and considered relevant by the quality models in the educational field. The main goal of this study was the qualitative characterization of a school by pointing out its strengths as well as the aspects which should be improved. This characterization was accomplished by resorting to several informants: the school coordinator, 4th grade primary school teachers and same grade students. The resulting data set was then analysed and compared. The secondary goal of this paper was to assess how family function is perceived by the student and to relate it to the way he/she evaluates the school itself. Three data gathering tools were used and specifically adapted for this purpose: 1) Questionnaire concerning the Characterization of the Primary Education School (QCEEB1), 2) School Environment Characterization by the Teacher and 3) Family and School Characterization by the Students; the latter included the Family APGAR Index (Smilkstein, 1978).The results achieved point to a positive profile of the school as a health promoting agent, as far as the aspects taken into account are concerned. The dimension related to physical activity and sports practice is positively highlighted, while employees' health promotion seems to be overlooked. Even though some differences can be found, the data collected seem in fact to be more convergent than divergent. The high scores associated with family dysfunction indicators raise the need to confirm the numbers presented in the study. In addition, this paper also aims to offer a contribution to the analysis of this methodology's potential for future and more comprehensive studies.
Descrição: Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000552655
http://hdl.handle.net/10451/941
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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