Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9475
Título: Da planificação à avaliação das acções de formação
Autor: Ialá, João, 1985-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Formação contínua de professores
Planificação de cursos
Avaliação da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente Relatório corresponde à descrição do trabalho que desenvolvi durante o estágio de natureza profissional realizado num Centro de formação de professores da cidade de Lisboa no decorrer do ano lectivo de 2011-2012. Numa primeira fase apresenta a minha participação no trabalho do dia-a-dia no Centro. Tendo tido a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de algumas acções de formação ali promovidas, quis aprofundar os meus conhecimentos sobre como se processava a passagem da planificação da acção até à sua avaliação. A análise de uma acção de formação específica, do ponto de vista da sua planificação e da sua avaliação constituíram-se, assim, no centro de interesse que desenvolvi numa segunda fase do estágio. O trabalho desenvolvido apresentou-se como um estudo exploratório que procurou analisar a coerência dos objectivos face aos conteúdos, a adequação às necessidades dos formandos e em que medida os objectivos propostos no plano foram cumpridos e se foram, na perspectiva dos formandos, adequados às suas necessidades. Foi analisado o plano de formação, foi feita uma observação naturalista de algumas sessões de formação e foi ainda feita a análise dos dados contidos nas fichas de avaliação preenchidas pelos formandos no final da acção de formação. O Relatório termina com as considerações finais, pelas quais é apresentada uma síntese sobre a forma como se planifica e se avalia uma acção de formação, procurando evidenciar aspectos críticos a merecer maior atenção dos formadores de professores.
This Report regards the description of the work that I carried out during the professional internship performed in a Teachers Training Centre in Lisbon, which was administered during the school year of 2011-2012. At the beginning it explains my participation in the daily work of the centre. Having had the opportunity to follow up the development of some of the training actions administered there, I sought to improve my knowledge about the process in which the plan is put into action and carried out until the evaluation. The analysis of a specific training action, focused on its planning and evaluation, became then the main concern that I developed in the second stage of the internship. The developed work became a research study that sought to analyse the coherence between goals and contents, the adequacy to the needs of the trainees and the measure in which the goals proposed in the plan were met, and if they were adequate to the needs of the trainees in their own perspective. The training plan was analysed, a naturalist observation was made to some of the training sessions, and a data analysis was carried out regarding the evaluation files filled out by the trainees at the end of the training action. The Report ends with the final considerations, which synthesize the way through which a training action is planned and evaluated, thus seeking to underline the critical points that need greater attention from the teacher trainers.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9475
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044682_tm.pdf5,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.