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Título: Análise de uma "comunidade virtual de aprendizagem": uma experiência de formação superior na realização de videogramas
Autor: Pires, João Paulo Rodrigues, 1976-
Orientador: Lagarto, José Reis
Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Comunidades virtuais
Aprendizagem computacional
Portugal
Teses de mestrado
Issue Date: 2007
Resumo: O presente estudo descreve a utilização de uma plataforma de aprendizagem colaborativa na criação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Pretende identificar e analisar aspectos facilitadores e inibidores da sua criação e utilização, bem como percepcionar as vantagens e as desvantagens na formação, no ensino superior. O estudo tem como objecto de investigação uma comunidade virtual de aprendizagem (CVA), desenvolve-se ao nível da formação superior, na realização de videogramas, e utilizando a metodologia de ensino blended learning (blearning), onde a complementaridade emerge através de sessões presenciais e on-line. Sendo um estudo de caso, em que a dimensão interpretativa é predominante, os dados recolhidos são maioritariamente qualitativos. Contudo foram complementados com outros dados recolhidos, estes de natureza quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados foram, essencialmente: (i) sessões de Focus Group, sessões de discussão síncrona e assíncrona (dados de natureza qualitativa); (ii) recursos e ferramentas disponíveis em ambiente virtual, através de uma base de dados (dados de natureza quantitativa). O tratamento dos dados recolhidos foi: (i) no caso dos dados de natureza qualitativa - análise de conteúdo; (ii) no caso dos dados de natureza quantitativa - programa informático Statistica. Estes últimos resultados foram, posteriormente, cruzados com os resultados obtidos na análise de conteúdo efectuada. Assim,apresentam-seaspectosfacilitadorese inibidores identificados na criação e na utilização de uma CVA. A destacar: intervenção do moderador, existência de comunicação fora do contexto escolar formal, perspectiva colaborativa da aprendizagem, construção do próprio conhecimento, por parte do estudante, flexibilidade horária, e o layout e design dos ambientes virtuais de aprendizagem.
This study describes the use of a collaborative learning environment in the development of a virtual learning community. It aims to identify and examine facilitating and constraining aspects of the creation and use of the device and to perceive pros and cons of this in higher education and training contexts. The unit of research is a virtual learning community (VLC) involved in video production, in a higher education context. The community has adopted a blended learning (blearning) methodology by making use of complementary online and contact sessions. While this is a case study with interpretation of qualitative data being dominant, further quantitative data were collected as a complement. Data were collected mainly through: (i) Focus Group sessions (qualitative data); (ii) devices and tools available in virtual learning environments by using a data base (quantitative data). Data analysis included: (i) content analysis (qualitative data); (ii) statistic analysis making use of Statistica. In conclusion, the study presents facilitating and constraining aspects in the development and use of a VLC. The focus is on: moderator's action; communication outside the formal school context; collaborative learning approach; student self knowledge development; time flexibility, and the layout and design of the virtual learning environments.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10451/950
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