Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9503
Título: Preocupações de carreira para a reforma e satisfação com a vida numa amostra de reformados
Autor: Júlio, Vanessa Mateus
Orientador: Rafael, Manuel, 1962-
Palavras-chave: Bem-estar subjectivo
Envelhecimento - qualidade de vida
Preocupações de carreira
Satisfação com a vida
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo exploratório que pretende analisar a relação entre as Preocupações de Carreira, na fase do Declínio segundo o modelo de desenvolvimento da carreira de Donald Super, e a Satisfação com a Vida, enquanto componente do Bem-estar Subjetivo (Diener, 2000), no momento da reforma. Na recolha de dados foram utilizados três instrumentos, o Questionário de Preocupações de Carreira para a Reforma, construído para o estudo em questão através do Inventário de Preocupações de Carreira (Duarte, 1993), seguido do Questionário de Planeamento e Transição para a Reforma (Fraga, 2007) e a Escala de Satisfação com a Vida (Simões, 1992). Os resultados da relação entre as Preocupações com a Carreira para a Reforma e a Satisfação com a Vida demonstraram correlações estatisticamente significativas. No seguimento desta análise, foi efetuada uma regressão linear para verificar quais os fatores que apresentavam uma maior influência na variação da Satisfação com a Vida e constatou-se que o Desacelerar, Planear a Reforma e Reforma em conjunto (constituintes do Declínio) exerciam uma influência significativa, sendo que Planear a Reforma é o melhor preditor para a variância da Satisfação com a Vida. Na discussão propõe-se um modelo relativo à influência das organizações na formação de atitudes para com a reforma relacionado com a Satisfação com a Vida dos indivíduos.
The present work is an exploratory study that aims to examine the relationship between career concerns, according to the model of career development by Donald Super, and Satisfaction with Life, as a component of Subjective Well-being (Diener, 2000) in retirement. Three instruments were applied, the Questionnaire of Career Concerns to Retirement constructed for this study through the Inventory of Career Concerns (Duarte, 1993), the Questionnaire of Planning and Retirement Transition (Fraga, 2007) and the Satisfaction with Life Scale (Simões, 1992). The results of the relation between Career Concerns about retirement and Satisfaction with Life showed statistically significant correlations. Following this analysis, a linear regression determined which factors had a greater influence on variation regarding Satisfaction with Life. It was found that the Deceleration, Retirement Planning and Retirement (sub phases of Decline), as a whole, carry out a significant influence, however Retirement Planning is the best predictor for the variation of Satisfaction with Life. In the discussion, a model is proposed on the influence of organizations in shaping attitudes towards retirement, related to individual Satisfaction with Life.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9503
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044686_tm.pdf695,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.