Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9513
Título: O papel do work engagement na relação entre enriquecimento trabalho-família e satisfação geral com a vida
Autor: Silva, Teresa Sofia Machado Nunes da
Orientador: Chambel, Maria José, 1962-
Palavras-chave: Relação família-emprego
Satisfação com a vida
Compromisso organizacional
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Com as crescentes mudanças no setor de trabalho e o aparecimento de novas tendências demográficas, surge a necessidade de gerir da melhor forma os papéis desempenhados no trabalho e na família e de perceber que benefícios pode trazer para o indivíduo e a organização. No presente estudo correlacional, foi estudada a mediação por parte do work engagement na relação entre o enriquecimento trabalho-família e a satisfação geral com a vida de trabalhadores de uma empresa bancária portuguesa (N=1885), tal como as interações entre as três variáveis. Os resultados puderam corroborar as três hipóteses colocadas: foi verificada uma relação positiva entre o enriquecimento trabalho-família e a satisfação geral com a vida e o work engagement e a satisfação geral com a vida, tal como a existência de uma mediação parcial. Foi concluído que o enriquecimento do papel familiar por parte da esfera do trabalho é necessário para haver satisfação geral por parte do sujeito, relação que é, em parte, explicada pelo work engagement. Lançaram-se abordagens de investigação futuras e implicações práticas para a gestão de Recursos Humanos.
With the constant changes in the work sector and the emerging new demographical tendencies, the need to manage our work and family roles in a better way arises, as well as to understand the benefits it can bring to the individual and the organization. In this present correlational design study, the mediation role by work engagement in the relation between work-family enrichment and life satisfaction was studied in a sample of a banking firm’s workers in Portugal (N=1885), as well as the interactions between these three variables. The results corroborated the three hypotheses sugested: a positive relation between work-family enrichment and life satisfaction was found, as well as a positive relation between work engagement and life satisfaction, and the existence of a partial mediation. In this study, it was concluded that the enrichment of the family role by the work sphere is necessary to life satisfaction, relation that is partly explained by work engagement. Future approaches to this subject were discussed, as well as the practical implications of the present study to human resources management.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9513
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044677_tm.pdf212,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.