Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9514
Título: A importância da relação trabalho-família : relação entre conflito, enriquecimento, engagement e burnout
Autor: Sobral, Teresa Maria Igreja Ferrari
Orientador: Chambel, Maria José, 1962-
Palavras-chave: Relação família-emprego
Compromisso organizacional
Burnout
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O interesse desta investigação passou por explorar o tema da relação trabalho-família, nomeadamente o Conflito Trabalho-Família (CTF) e o Enriquecimento Trabalho-Família (ETF), e ainda, o engagement e o burnout, através do modelo Job-Demands Resources. Deste modo, os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado a uma amostra (N=1885) de trabalhadores de diferentes funções, de uma instituição bancária portuguesa. Os resultados deste estudo sugerem que o ETF se relaciona mais e positivamente com o engagement do que negativamente com o burnout, e que o CTF se relaciona positivamente e de forma mais significativa com a exaustão do que de forma negativa com o engagement. Os resultados obtidos são discutidos assim como são apresentadas as limitações e possíveis investigações futuras.
The interest of this research was to explore the theme of the work-family relationship, including the Work-Family Conflict (WFC) and Work-Family Enrichment (WFE), and also engagement and burnout, through the Job-Demands Resources model. Therefore, the data were collected through a questionnaire administered to a sample (N = 1885) of workers of different functions, of a portuguese bank. The results of this study suggest that the ETF is more related to engagement and positively than negatively with burnout, and the CTF is related positively and more significantly with exhaustion that negatively with engagement. The results obtained are discussed and limitations and possible future investigations are presented.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9514
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044679_tm.pdf436,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.