Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9542
Título: Da presença da literatura açoriana nos manuais escolares de português língua estrangeira no contexto de aprendizagem dos luso-descendentes nos Estados Unidos (EUA)
Autor: Medeiros, Ana Isabel do Couto
Orientador: Grosso, Maria José, 1953-
Palavras-chave: Literatura portuguesa - Açores (Portugal) - Manuais de ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estados Unidos da América
Manuais de ensino - Estados Unidos da América - História e crítica
Açores (Portugal) - Na literatura
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O objecto de estudo deste trabalho de investigação, conducente à dissertação do Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (LE/ l2), centra-se no papel da literatura designada como açoriana, no contexto do ensino-aprendizagem do português, designadamente no contexto dos Estados Unidos (EUA) dirigida a um público-aprendente jovem adulto luso-descendente, filhos de pais de origem açoriana. Esta dissertação pretendeu entender a ligação entre a presença da Literatura Açoriana e a sua representação nos manuais escolares de Português Língua Estrangeira utilizados nas escolas dos Estados Unidos da América, entre 1994 e 2011. A proposta de investigação conjuga a análise da presença da Literatura Açoriana, em cinco manuais escolares, com os três maiores movimentos diaspóricos do povo açoriano para os EUA. Para além disso, o trabalho tentou dialogar com os ícones da identidade açoriana, através da sua representatividade nas comunidades açorianas, no âmbito da preservação de uma identidade espalhada por todos os movimentos de índole cultural, designadamente - os encontros da lusofonia, os jornais das comunidades açorianas, os cadernos açorianos, a Fundação Luso-Americana e os encontros do governo açoriano junto das comunidades da diáspora.
RÉSUMÉ: L`objet d'étude de ce travail de recherche, favorisant à la dissertation au Diplôme d'études approfondies dans Langue et Culture Portugaise (LE/l2), se centre dans le rôle de la littérature désignée comme açoréenne, dans le contexte de enseignement-apprentissage du Portugais, notamment dans le contexte des États-Unis (E.U.A.) dirigée à un pubique-apprenant jeune adulte luso-descendente, fils de parents d'origine açoréenne. Cette dissertation a prétendu comprendre la liaison entre la diaspora de la littérature açoréenne et sa représentation dans les manuels écoliers de Portugais Langue Non Maternelle utilisés dans les écoles des États-Unis de l'Amérique, entre 1994 et 2011. La proposition de recherche conjugue l´analyse de la présence de la littérature açoréenne dans les manuels scolaires, utilisés dans les écoles des États-Unis de l'Amérique, entre 1994 et 2011. La proposition de recherche conjugue l'analyse de la présence de la Littérature Açoréenne, dans cinq manuels scolaires, avec les trois plus grands mouvements diaspóricos du peuple açoréen pour les E.U.A. En outre, le travail a essayé de dialoguer avec les icônes de l'identité açoréenne, à travers sa représentativité dans les communautés açoréennes, dans le contexte de la conservation d'une identité éparpillée par tous les mouvements de nature culturelle, notamment - les rencontres de la lusofonia, les journaux des communautés açoréennes, les cahiers açoréens, la Fondation Luso-Americana et les rencontres du gouvernement açoréen près des communautés de la diaspora.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/9542
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl144057_tm.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.