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Título: Programa de formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ensino experimental das ciências: qual o impacto de um ano de formação?
Autor: Pinto, Dulce
Reis, Pedro
Palavras-chave: Educação em ciências
Ensino experimental
Formação de professores
1.º Ciclo do Ensino Básico
Data: 2011
Citação: Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 19 , n. 20, p. 73-85, mai./ago. 2011
Resumo: O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretendeu contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (alunos entre 6 e 10 anos) através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. A investigação descrita neste artigo – de índole qualitativa e baseada em estudos de caso – estuda as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta por esse programa. Discute-se a situação particular de duas formandas que, tendo participado no 1.º ano do Programa, não puderam frequentar o 2.º ano de formação. Pretende-se, assim, estudar o impacto de apenas um ano de formação no conhecimento profissional e nas práticas de sala de aula dessas formandas. Verificam-se, em ambos os casos, impactos positivos ao nível do conhecimento científico das professoras e do reposicionamento das suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado, especialmente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento das professoras num segundo ano de formação.
The Teacher Training Program on Experimental Science Teaching intended to contribute to the improvement of experimental activities in primary science education through the development of teachers' scientific and pedagogical knowledge. This qualitative research – based on case studies – aimed to study the potentialities and limitations of this teacher-training program. We discuss the particular situation of two trainees who were involved in only one year of the program. The aim was to study the impact of just one year of training on the professional knowledge and classroom practices of these trainees. In both cases, there are positive impacts on teachers' scientific knowledge and conceptions regarding the importance of experimental science teaching. However, it was detected a limited pedagogical knowledge development, namely in what concerns the assessment of experimental science activities and its implementation with heterogeneous groups. The results show the relevance of the involvement of teachers in a second year of training.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/9573
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