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Título: Narrativas da dislexia : uma análise de trajectórias inscritas no espaço social da diferença
Autor: Victor, Maria Luísa de Jesus, 1961-
Orientador: Ó, Jorge Ramos do, 1962-
Palavras-chave: Leitura
Método biográfico
Dislexia
Teses de mestrado - 2007
Issue Date: 2007
Resumo: O estudo que apresentamos como trabalho de dissertação de Mestrado em Ciênciasde Educação, na área de Educação e Leitura, incide na problemática da dislexia, em casosde adultos, e pretende constituir um pequeno contributo para a melhor compreensão dofenómeno na sua vertente psicossocial e educativa.O actual conhecimento científico reúne consensos que apontam a dislexia comouma perturbação da aprendizagem da leitura, de complexidade e apresentação variáveis,mas persistente, comprometendo, num continuum de dificuldades, a relação que umaparcela significativa de crianças, jovens e adultos estabelece com o escrito. Como vivemosnum contexto sociocultural com exigências crescentes no domínio da leitura, por certo,quem não domina esta competência estará em desvantagem em vários campos. Este estudoteve por objectivo conhecer as manifestações e o impacto dessa situação na vida dossujeitos aos vários níveis, pessoal, escolar e profissional, centrando o processo deinvestigação em relatos experienciais dos próprios.Assim, a nível metodológico, situámo-nos na investigação qualitativa e naabordagem biográfica. Nesse âmbito, a entrevista semidirectiva foi a técnica queprivilegiámos para a recolha dos dados, cujo tratamento submetemos à análise de conteúdotemática. Utilizámos também a análise documental no tratamento de informação diversa decarácter normativo/legal.Os resultados que obtivemos conduziram a algumas conclusões que apontam para ocarácter marcante da dislexia na vida dos sujeitos, principalmente enquanto crianças ejovens, nos vectores de análise pessoal e escolar. As dificuldades relacionadas com aleitura e escrita, embora atenuadas, persistem na vida de adultos. Ainda que as experiênciasrelacionadas com a identificação da dislexia, com o apoio, com o sucesso alcançado,tenham sido diversas, todos os sujeitos percepcionaram sentimentos negativos face àconvivência com a dificuldade, constituindo a vivência da diferença um aspecto comum atodos os entrevistados, que só na idade adulta foi esbatido.Os dados de opinião que suportam este estudo reportam-se a um períodoaproximado de trinta anos, etapa em que, em termos teóricos e legislativos, se registaramos maiores avanços no campo da dislexia, embora evidenciando a nível prático, algumaevolução, os resultados apontam para alguns desfasamentos no conhecimento, na avaliaçãoe na intervenção
The study we present as the dissertation work of Master in Science, Education,in the area of education and reading, addresses the problem of dyslexia, in the case ofadults, and want to be a small contribution to the better understanding of thephenomenon in its side and psychosocial educational.The current scientific knowledge meets consensus that point to dyslexia as adisturbance of learning of reading, and presentation of complex variables, but persistent,committing, in a continuum of difficulties, the relationship that a significant share ofchildren, young people and adults down to the writing. As we live in a socioculturalcontext with increasing demands in the area of reading, for sure, who dominates thiscompetence is not at a disadvantage in various fields. This study aimed to learn aboutthe events and impact of this situation on the lives of the subject at various levels,personal, educational and professional, focusing on the process of research experientialreports of themselves.Thus, the methodological level, situate us in qualitative research andbiographical approach. In this context, the interview semidirective was the techniquethat priority for the data collection, whose treatment subjected to the analysis ofthematic content. The analysis also used in the treatment of documentary informationdiverse nature of regulatory / legal.The results obtained that led to some findings that point to the characterhighlight of dyslexia in the life of the subject, especially as children and young peoplein parts of analysis and school staff. The difficulties related to reading and writing,although attenuated, persist in the lives of adults. While the experiences related to theidentification of dyslexia, with the support, with the success achieved have beendifferent, every subject percept negative feelings towards coexistence with difficulty asthe experience of the difference one thing common to all interviewees, only inadulthood was abated.The data support the view that this study relate to a period of approximatelythirty years, step in that in theoretical terms and legislative, has been the biggestadvances in the field of dyslexia, while highlighting the practical level, somedevelopments, the results some point to differences in knowledge in the evaluation andintervention
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Leitura), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000549358
http://hdl.handle.net/10451/961
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