Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/962
Título: Os conteúdos de ensino na formação inicial de professores : o caso da língua portuguesa
Autor: Gomes, Sofia Isabel Matias Barroso, 1979-
Orientador: Estrela, Maria Teresa, 1936-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Ensino da língua portuguesa
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: A Formação inicial constitui uma área problemática que não tem suscitado o interessee a investigação que lhe são devidos. Dela espera-se todo um conjunto coerente de saberescientíficos e pedagógicos estruturados de uma forma progressiva que estão na base dascompetências profissionais necessárias à docência. Uma sólida preparação científica e umprofundo conhecimento dos conteúdos de ensino são componentes fundamentais e necessáriasà docência.Com a realização deste estudo procurámos conhecer as concepções de um pequenogrupo de formadores e formandos sobre os conteúdos de ensino num curso de formação inicialde Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico de uma E.S.E, prestando uma especial atenção àárea da Língua Portuguesa. Pretendeu-se ainda perceber a importância atribuída a essacomponente da formação e recolher algumas metodologias e processos de construção dessesaber.Utilizámos uma metodologia qualitativa e desenvolvemos um estudo exploratório.Realizámos entrevistas à coordenadora do curso, a duas professoras que leccionam disciplinasna área de Língua Portuguesa e a quatro alunas. Os dados recolhidos foram tratados através datécnica da análise de conteúdo.Os resultados do estudo mostraram que uma base científica sólida ao nível dosconteúdos é vista como essencial na formação inicial do futuro professor do 1ºCiclo do EnsinoBásico, porém, os entrevistados consideram que é uma componente que carece de maiordesenvolvimento no currículo de formação. Além disso, as formandas identificam algumaslacunas de formação ao nível dos conteúdos de ensino da futura profissão.
The initial formation is a problematic topic that doesn't have much interest or researchas it should. From it we expect a coherent set of scientific and pedagogic knowledge'sstructured in a progressive way which are the pillar of the professional competences necessaryfor teaching. A solid scientific preparation and a deep knowledge of the teaching contents arevery important and necessary for teaching.With this study we wanted to know the conceptions of a small group of teachers andstudents about the teaching contents in an initial formation for primary teachers of a SuperiorSchool of Education, paying special attention to the topic of Portuguese Language. We wantedalso to understand the importance given to that topic and to collect some methodologies andprocesses of construction of that knowledge.We used a qualitative methodology and developed an exploratory study. Weperformed interviews with the course coordinator, two teachers which teach PortugueseLanguage and four students. The gathered data was treated through the content analysistechnique.The results of the study revealed that a solid scientific base is taken as essential on theinitial formation of the future primary school teachers; however, the interviewed stated that isa topic that needs a higher development on the formation curriculum. Besides that, thestudents identified some flaws on the formation, mainly on the future job teaching contents.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000557611
http://hdl.handle.net/10451/962
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21039_ulsd056492_tm_anexos.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir
21040_ulsd056492_tm_tese.pdf732,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.