Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/967

Título: Conhecimento tácito em contexto militar:(inclusões na promoção do desenvolvimento de competências de comando)
Autor: Rosinha, António José Palma Esteves, 1966-
Orientador: Duarte, Maria Eduarda, 1955-
Palavras-chave: Psicologia militar
Conhecimento tácito
Liderança
Teses de doutoramento - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O presente projecto de investigação estabelece como objecto o estudo do conhecimento tácito e da liderança transformacional e transaccional em contexto militar enquanto modelos explicativos do que os Comandantes de Pelotão 'sabem' sobre o que é comandar, e como, efectivamente, o traduzem no exercício da liderança. A abordagem escolhida fundamenta-se em dois modelos teóricos: no modelo sobre o conhecimento tácito de Sternberg e colaboradores (1993, 1995, 1999), que possibilita a análise dos factores/conhecimentos explicativos do Comando do Pelotão; e no modelo de 'Banda Larga' de Liderança (Bass & Avolio, 1990, 1994, 2004) que traduz os estilos de liderança utilizados na prática de comando. Exploram-se os modelos estruturais subjacentes a cada um dos construtos, analisando o desenvolvimento do conhecimento tácito, a aplicação de estratégias de influência bem como os estilos de liderança utilizados na prática de comando em cadetes alunos da Academia Militar. Os resultados mostram que o Questionário de Conhecimento Tácito para Comandantes de Pelotão e que o Questionário Multifactor de Liderança possuem níveis adequados de consistência evidenciando-se como instrumentos de avaliação psicológica úteis no estudo das competências de comando e liderança. O conhecimento tácito apresenta-se como um construto unidimensional de 2ª ordem, representado por quatro factores de primeira ordem: (1) motivar e preocupar-se com os subordinados; (2) influenciar e lidar com o superior hierárquico; (3) gerir o self perante os subordinados; e (4) gerir o self perante o superior hierárquico. A análise dos resultados sugere um aumento do conhecimento tácito em termos globais ao longo dos anos e com a experiência adquirida. Verifica-se que a liderança transformacional exerce efeitos significativos na eficiência, na satisfação e no esforço adicional do Pelotão. A integração dos dois modelos em análise permite constatar que o conhecimento tácito no 5º ano é preditivo do estilo de liderança transformacional e transaccional a utilizar na primeira experiência de comando e opõem-se ao estilo de liderança passivo-evitante. Em termos globais, estes resultados clarificam a influência do conhecimento tácito nos estilos de liderança e a importância destas variáveis na promoção e desenvolvimento de competências de comando.
The subject of the present research project is the study of tacit knowledge and transformational and transactional leadership in military context, setting them as explanatory models of what Platoon Commanders 'know' about commanding, and how they use it in the exercise of leadership. This approach is based on two theoretical models: Sternberg's tacit knowledge model (1993, 1995, 1999), enabling the analysis of the explanatory factors / knowledge of the Platoon command; and 'full range' leadership model (Bass & Avolio, 1990, 1994, 2004), reflecting the styles of leadership used in the practice of command. The present research explores the structural models underlying each of the constructs, examining the development of tacit knowledge, the implementation of strategies of influence, as well as the styles of leadership used by cadets in the practice of command at the Military Academy. The results show that the Tacit Knowledge Questionnaire for Platoon Commanders and the Multifactor Leadership Questionnaire have adequate levels of consistency, emerging as useful tools for psychological assessment in the study of command and leadership competencies. Tacit knowledge is a second rate onedimensional construct, represented by four first rate factors: (1) to motivate and be concerned about the subordinates, (2) to influence and deal with the immediate superior, (3) to manage the self towards the subordinates, and (4) to manage the self towards the immediate superior. The results suggest an increase in overall tacit knowledge over the years with gained experience. The transformational leadership exerts significant effects on the Platoon's efficiency, satisfaction and extra effort. The integration of the two models under consideration shows that tacit knowledge in the 5th year is predictive of the transformational and transactional leadership style used in the first experience of command and opposed to the passive-avoidant leadership style. Overall, these results clarify the influence of tacit knowledge in the styles of leadership and the importance of these variables in the promotion and development of competencies of command.
Descrição: Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000568052
http://hdl.handle.net/10451/967
Appears in Collections:FPCE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20677_ulsd057394_td_capas1.pdf21,44 kBAdobe PDFView/Open
20678_ulsd057394_td_dedicatoria2.pdf1,63 kBAdobe PDFView/Open
20679_ulsd057394_td_agradecimentos3.pdf9,28 kBAdobe PDFView/Open
20680_ulsd057394_td_resumo4.pdf10,97 kBAdobe PDFView/Open
20681_ulsd057394_td_estrutura5.pdf8,95 kBAdobe PDFView/Open
20682_ulsd057394_td_pag1_6.pdf1,82 kBAdobe PDFView/Open
20683_ulsd057394_td_capa_introd7.pdf1,48 kBAdobe PDFView/Open
20684_ulsd057394_td_introducao8.pdf27,48 kBAdobe PDFView/Open
20685_ulsd057394_td_parte1_9.pdf1,72 kBAdobe PDFView/Open
20686_ulsd057394_td_parte2_11.pdf152,38 kBAdobe PDFView/Open
20687_ulsd057394_td_parte3_12.pdf135,17 kBAdobe PDFView/Open
20688_ulsd057394_td_cap4_14.pdf320,57 kBAdobe PDFView/Open
20689_ulsd057394_td_cap5_15.pdf835,12 kBAdobe PDFView/Open
20690_ulsd057394_td_cap6_16.pdf122,02 kBAdobe PDFView/Open
20691_ulsd057394_td_cap7_17.pdf233,27 kBAdobe PDFView/Open
20692_ulsd057394_td_capa_conclusoes_18.pdf1,46 kBAdobe PDFView/Open
20693_ulsd057394_td_conclusoes_19.pdf78,97 kBAdobe PDFView/Open
20694_ulsd057394_td_capa_bibliografia_20.pdf1,37 kBAdobe PDFView/Open
20695_ulsd057394_td_bibliografia_21.pdf120,78 kBAdobe PDFView/Open
20696_ulsd057394_td_capa_indices_22.pdf1,45 kBAdobe PDFView/Open
20697_ulsd057394_td_indice_quadros_23.pdf19,38 kBAdobe PDFView/Open
20698_ulsd057394_td_indice_figuras24.pdf10,83 kBAdobe PDFView/Open
20699_ulsd057394_td_indice_tabelas25.pdf9,52 kBAdobe PDFView/Open
20700_ulsd057394_td_indice_geral26.pdf20,6 kBAdobe PDFView/Open
20701_ulsd057394_td_cap1_10.pdf564,97 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia