Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9692
Título: Uma outra forma de fazer escola:a Voz do Operário da Ajuda
Autor: Paulus, Pascal, 1957-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Relações sociais
Escolarização
Sociologia da educação
Teses de doutoramento - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: A principal questão do presente trabalho é tentar compreender em que medida a singular forma escolar de relações sociais da Voz do Operário da Ajuda é sustentável. No âmbito da teoria da forma escolar de Vincent, Lahire e Thin (1994), Lahire sugere formas relativamente invariantes, que designa por “formas escolares de relações sociais”, integradas nas práticas sociais com formas escriturais-escolares que sucedem às práticas de formas sociais orais. A hipótese de organizar formas escolares de relações sociais coexistentes variando entre si na relação com o poder (Foucault) e na relação ao saber (Charlot) num continuum, torna possível inscrever esta forma singular no mesmo. A forma escolar do caso apresentado carateriza-se por estar em permanente renegociação devido à reflexão dos envolvidos, assegurando a aprendizagem máxima de cada um, no espaço-tempo interativo que sujeitos-atores, autores da sua aprendizagem, instituem, para produzir obras intelectuais autênticas. O enquadramento anterior e posterior e o próprio período analisado (1986-1995) a partir das devoluções dos autores da época, mostram uma forma escolar de relações sociais em evolução, dialogante com outras práticas sociais. Faz antever que a sustentabilidade de uma forma escolar de relações sociais deste tipo, caraterizada por uma relação não hierarquizada com o poder, propondo a participação de todos, e por uma relação ao saber a partir de uma visão cultural e sociohistórica, depende da sua evolução decorrendo da reflexão em relação a esta. De um modo geral, o continuum, concebido em três famílias de formas, provoca uma imagem multifacetada de relações sociais na escola, sugerindo uma “gramática” comparada da aprendizagem na escola, enriquecendo a “gramática” da educação escolar de Tyack e Tobin (1994). Assim, possibilita-nos discutir uma forma de escola futura, hospitaleira, que facilita a aprendizagem de uma leitura do mundo tornado inteligível.
This research aims at understanding the extent to which the singular school form of social relations at “Voz do Operario da Ajuda” school is sustainable. Within Vincent, Lahire and Thin's (1994) theory of school form, Lahire refers to relatively invariant forms, named 'school forms of social relations', integrated in social practices composed of scriptural-school forms that succeed the oral practices of social forms. The hypothesis of reorganizing coexisting school forms of social relations – whereby the main difference would be variation in relation to power (Foucault) and to knowledge (Charlot) – in a continuum, make it possible to inscribe this specific school form within this continuum. The school form featured in the present case study is characterized by constant renegotiation as a consequence of reflections of those involved, thus ensuring maximum learning for all, in an interactive space-time that individuals-actors establish as authors of their own learning, resulting in a production of authentic intellectual works. The periods prior and following, as well as the analysed period (1986-1995) – which uses as its basis memories of the concerned authors – demonstrate a school form of social relations in evolution and in constant dialogue with other social practices. It enables to predict that the sustainability of a school form with such social relations, characterized by a non-hierarchical relation with power (whereby the outlined proposal is global participation of all) and by a relation with knowledge from a cultural and sociohistorical cultural viewpoint, depends on its elapsing evolution of thinking in relation to it. In general, given three 'families' of forms, the continuum generates a multifaceted picture of social relations at school, suggesting a compared 'grammar' of school learning by extending the 'grammar' of schooling Tyack and Tobin (1994) suggested. Hence, it appears to be possible to discuss a welcoming future school form that makes it easier to learn to interpret the world more intelligibly.
La question initiale est de comprendre dans quelle mesure la forme scolaire singulière de relations sociales de l’école de Ajuda de «A Voz do Operário» est durable. Dans le cadre de la théorie de la forme scolaire de Vincent, Lahire et Thin (1994), Lahire suggère des formes relativement invariantes, qu'il appelle «des formes scolaires de relations sociales», intégrées dans des pratiques de formes sociales scripturalesscolaires qui succèdent aux pratiques de formes sociales orales. L'hypothèse d'organiser des formes scolaires de relations sociales coexistantes, variant entre eux par le rapport au pouvoir (Foucault) et par le rapport au savoir (Charlot) en continuum, rend possible d’y inscrire cette forme singulière. La forme scolaire du cas présenté se caractérise comme étant en renégociation constante, due à la réflexion de ceux qui sont impliqués, assurant l'apprentissage maximum de chacun, dans un espace-temps interactif, institué par des sujets-acteurs, auteurs de leur apprentissage, produisant ainsi des oeuvres intellectuelles authentiques. L’encadrement antérieur et postérieur ainsi que la période analysée de l´étude de cas (1986-1995), à partir des témoignages des auteurs de l'époque, montrent une forme scolaire de relations sociales en évolution, en dialogue avec d'autres pratiques sociales. Ceci nous fait voir que la durabilité d'une forme scolaire de relations sociales de ce type, caractérisée par un rapport non hiérarchique au pouvoir, proposant la participation de tous, et par un rapport au savoir du point de vue culturel et sociohistorique, dépend de son évolution qui découle de la réflexion par rapport à elle. En général, le continuum, imaginé sous trois «familles» apparentes de formes, donne une image à multiples facettes des relations sociales à l'école, ce qui suggère une grammaire comparée de l'apprentissage à l'école, enrichissant la grammaire de la scolarisation de Tyack et Tobin (1994). Il nous permet discuter d'une école future, hospitalière, qui facilite l'apprentissage d'une lecture du monde rendu intelligible.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Sociologia da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
Os anexos em formato digital encontram-se disponíveis no DVD para consulta na Sala de Leitura da Biblioteca do Núcleo de Documentação da Reitoria da Universidade de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10451/9692
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