Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9717
Título: B-learning e expressão de emoções na formação de adultos:contributo para a mudança de práticas no modelo de ensino
Autor: Runa, Ana Isabel do Nascimento Ferreira, 1962-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologia educativa
B-learning
Formação de adultos
Teses de doutoramento - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o estado emocional de 37 estudantes, do 1º ano de licenciatura, face ao modelo de ensino em b-learning de uma escola privada de ensino superior da região de Lisboa. Para o efeito realizámos um estudo experimental com um design pré-experimental de grupo único com três momentos de avaliação e descrição do processo. A recolha dos dados empíricos relativos às variáveis do estudo foi efetuada através de escalas e de entrevistas focus group e ainda das mensagens de fóruns e de e.mails. Para a interpretação dos dados, resultantes da aplicação das escalas, recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. As entrevistas e as mensagens dos fóruns e dos e.mails foram objeto de análise de conteúdo. A triangulação dos resultados, e a sua discussão à luz das teorias estudadas, permitiu testar as hipóteses centrais do estudo, a saber: a relação entre o modelo de ensino e a observação, ao longo do tempo, de mudanças dos estados emocionais dos estudantes, da sua perceção de autonomia na aprendizagem online e do sentimento de satisfação com a vida. Pretendeu-se ainda verificar de que modo estas variáveis se relacionaram entre si. Os resultados obtidos revelaram que as emoções positivas foram mais experienciadas do que as negativas, estando associadas ao apoio dos professores e a uma maior perceção de autonomia na aprendizagem. As emoções negativas relacionaram-se com a ausência de apoio e a dificuldade sentida na conciliação da vida profissional com a académica. Este tipo de emoções levam-nos a recomendar a alteração de práticas associadas ao modelo de ensino, tendo em vista o bem-estar emocional dos estudantes/adultos. Os resultados deste estudo sugerem ainda a necessidade de se continuar a realizar investigações neste âmbito, centrando-se agora no estado emocional dos professores.
This study aimed to determine the emotional state of 37 students, 1st year undergraduate, regarding teaching models in b-learning from a private school of higher education in the Lisbon region. For this purpose we conducted a pre-experimental study in a unique group with three assessment moments and description of the process. The empirical data related to the variables of the study was conducted with scales and focus group interviews and also forum messages and e-mails. For data interpretation that resulted from applying scales we used the descriptive and inferential statistics. The interviews, forum and emails messages were subjected to content analysis. Data triangulation, and their discussion according to the theories studied, allowed the testing of the central hypotheses of the study: the relation between the teaching model and the observation, throughout time, of changes in emotional states of students, their perception of autonomy in online learning and the feeling of satisfaction with life. The study also intended to verify how these variables were related to each other. The results revealed that positive emotions were more experienced than the negative, being associated to the support from teachers and higher perception of autonomy in learning. Negative emotions related to the absence of support and the difficulty experienced in reconciling professional and academic life. This kind of emotions lead us to recommend changing practices associated to the teaching model, in view of emotional wellbeing of adults students. The results of this study also suggest the need for further research in this field, now focusing on the emotional state of teachers.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9717
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