Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/974
Título: Do modo de aprender e de ensinar : renovação pedagógica e cenários de experimentação da escola graduada (1834-1892)
Autor: Silva, Carlos Manique da, 1963-
Orientador: Nóvoa, António, 1954-
Palavras-chave: História da educação
Teses de doutoramento
Data de Defesa: 2008
Resumo: Do modo de aprender e de ensinar título inspirado na obra do Padre Jouvency, De ratione discendi e docendi (edição francesa de 1892), referencial para os jesuítas foca as mudanças que ocorrem na organização pedagógica da escola primária entre os anos de 1830 e o final de Oitocentos. O que se averigua, fundamentalmente, são as transformações em larga medidaqualitativas, posto que fundadas na matriz organizativa da classe ,decorrentes da generalização da educação pública no século XIX; do que setrata, num momento de alargamento do público escolar (e da necessáriauniformização), é de encontrar uma solução que permita assegurar comeficácia o acto educativo. Observa-se, assim, a progressiva substituição domodo de ensino individual que continuará, todavia, a permanecer comoparadigma de referência para a organização da sala de aula por outrosmodos de ensino mais eficazes, uma mudança intimamente associada à construção da profissão docente. O esforço de racionalização do ensino e de organização científica do trabalho dos professores culminará, nas últimas décadas do século XIX, no modelo organizativo da escola graduada; a sua essência, o apurado e contínuo processo de classificação dos alunos em ordem à formação de classes o mais homogéneas possível. O que se define, então, é uma concepção de trabalho escolar que permanecerá praticamente imutável até aos dias de hoje.
On the method of learning and teaching a title inspired by Father Jouvency, the author of De ratione discendi e docendi (French edition from 1892), considered a reference for Jesuits. It focus the changes occurred on the pedagogical organization of elementary school, from around 1830 until the end of the nineteenth century. Theresearch is essentially about the changes mostly qualitative ones, since they aregrounded on the pattern of classroom organization due to the universalizing ofschooling in the nineteenth century. The main argument is to find a solution which allows ensuring the effectiveness of teaching, in a time of school population expansion (and its necessary standardization). Following from that, individual teaching, which nevertheless will remain as a model to classroom organization, was progressively replaced by more efficient teaching methods. This change was closely associated to the modern organization of the teaching profession. The attempt to rationalize teaching practice and to organize the teacher's task scientifically, will reach the highest point in the graded school model, during the last decade of the nineteenth century; its essence consists in the accurate and continuous process of classifying the students in order to increase class homogenization. What is meant then is a notion of school work which will remain almost unchangeable up till now.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000533073
http://hdl.handle.net/10451/974
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