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Título: A alma e o engenho do currículo : história das disciplinas de Português e de Desenho no ensino secundário do último quartel do século XIX a meados do século XX
Autor: Penim, Lígia, 1957-
Orientador: Nóvoa, António, 1954-
Buescu, Helena Carvalhão, 1956-
Palavras-chave: História da educação
Teses de doutoramento
Issue Date: 2008
Resumo: O currículo é um objecto multifacetado. Nesta tese, o seu estudo, entre o final do século XIX e meados do século XX, foi projectado para dar conta da sua capacidade de se metamorfosear. Ao mesmo tempo, o currículo procurou mostrar-se coerente e uno. Tinha finalidades gerais que todas as disciplinas deviam seguir. A variedade e a coerência atravessaram as práticas e os mecanismos de funcionamento destes campos de conhecimento escolar. Encontraram-se nos seus enunciados e nos seus materiais. Tratava-se de um processo sociológico e histórico. Para dar conta destas características, a investigação bifurcou as entradas: duas disciplinas do ensino secundário, Português e Desenho, integradas, por sua vez, em dois projectos de ensino simultâneos e paralelos, o ensino liceal e o ensino técnico. Este estudo das disciplinas desenvolveu-se em três direcções. A primeira direcção diz respeito ao exame das condições de produção dos discursos nos dois campos disciplinares: Português, com as suas antologias, e o Desenho, com os seus compêndios. Restabeleceramse as relações dos autores , ou seja daqueles que organizaram estes manuais escolares, com as normas para a autorização de circulação dos discursos. Procuraram-se coincidências entre a produção e os trajectos profissionais destes docentes. Na segunda direcção, abordaram-se os aspectos de ordem ideológica. Pretendeu-se compreender como se realizou especificamente a inscrição das disciplinas de Português e de Desenho nos discursos sobre a nação e sobre o indivíduo. Estas duas disciplinas mostraram-se capazes de organizar os sentidos da construção e da salvação da nação, mas a sua inscrição patriótica fez-se de diferentes formas. Igualmente diferentes foram os sentidos atribuídos por cada disciplina ao desenvolvimento integral dos sujeitos. Na terceira e última direcção, compararam-se as linhas programáticas com as arquitecturas dos próprios manuais escolares e reflectiu-se sobre possíveis efeitos provocados por estas disposições nas práticas educativas. Autores , discursos e manuais escolares foram os ingredientes básicos desta narrativa histórica.
The curriculum is a multisided object. In this thesis its study, taking place between the end of the nineteenth century and the mid twenties, was projected to deal with his metamorphosis capacity. At the same time, the curriculum attempted to show itself coherent and united. The curriculum possessed general aims that all disciplines should follow. Variety and consistency crisscrossed the practices and mechanisms that were at work in these fields of school knowledge. They have met in their scripts (narratives) and in their materials. This process was sociologic and historic. In order to tackle these characteristics the investigation followed two paths: two secondary school disciplines, Portuguese Language and Drawing, who in turn, where integrated in two parallel and simultaneous teaching projects; one, the secondary school and the other the technical school. The study of these disciplines developed in three different directions. The first one dealt with the study/analysis of the two disciplinary fields discourse production conditions. On one hand, the Portuguese Language, with its anthologies, and on the other hand Drawing, with their compendiums. It was sought to re-establish the author relationships, that is to say, those who have organized these school manuals in relation with the norms that authorised the discourse circulation. One has also looked for coincidences between the professional teacher's carers and their production. The second direction researched into ideological questions. One has tried to understand how both Portuguese and Drawing disciplines inscribed on national and individual discourses. These two disciplines showed capable of organizing the meanings attributed to national building and salvation narratives, notwithstanding its different proceedings concerning patriotic inscription. Each discipline attributed as well different meanings to the integral development of the individual. In the third and final direction, programme scripts were compared with the school manuals architecture and reflected upon possible effects provoqued by these educational practices. Authors , discourses and school manuals were the basic ingredients of this historical narrative.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000533005
http://hdl.handle.net/10451/976
Appears in Collections:FPCE - Teses de Doutoramento

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