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Título: Avaliação de programas : avaliação da efectividade do projecto de educação sexual, no desenvolvimento de conhecimentos e competências envolvidos na vivência da sexualidade
Autor: Cerdeira, Ana Inês Fernandes
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Avaliação de programas
Educação sexual
Sexualidade (Psicologia)
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este estudo está inserido no âmbito do Projecto de educação sexual “Eu, Tu e Todos os que conhecemos”, para crianças 1º ao 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico, que, apresentando uma visão multidimensional da Sexualidade, pretende desenvolver conhecimentos e competências transversais à vivência da sexualidade, nomeadamente na área da aceitação da imagem corporal, dos papéis de género, do significado afectivo e socia da família, dos sentimentos, da comunicação e comportamento e da prevenção de abusos sexuais. Com o objectivo de avaliar o projecto de intervenção e devido à incapacidade em encontrar instrumentos de avaliação na área da sexualidade, construiu-se um questionário, para detectar possíveis mudanças nos conhecimentos e nas competências trabalhadas. Dada a dimensão da população envolvida e a falta de recursos humanos para a realização de avaliações individuais, assim como as características de desenvolvimento dos participantes, o questionário foi estruturado de modo a que as crianças conseguissem responde-lo individualmente. Os itens e as opções de respostas são apresentadas por imagens, sendo apenas necessário dar instruções no início de cada questão. Foram realizadas duas avaliações (pré e pós-intervenção). Os resultados indicam que, embora o questionário não seja sensível na avaliação de algumas das variáveis propostas, são necessárias alterações em alguns dos componentes do Projecto ou no modo como este está a ser posto em prática. Apesar disso, na interpretação dos resultados, é necessário ter em consideração que, em programas de promoção da saúde, por vezes só é possível observar mudanças a longo prazo. Além disso, devem procurar-se outras fontes de informação acerca do Projecto, de modo a que se possa realizar uma avaliação compreensiva e, consequentemente, tomar decisões face ao futuro do Projecto. No final, são discutidas as áreas que parecem necessitar de ajustes, assim como as limitações na investigação e considerações futuras.
This study is part of the Sexual Education Project “Eu, Tu e Todos os que conhecemos”, for children from the 1st to the 4th grade of the primary education, which presenting a multidimensional view of Sexuality, intends to develop transversal skills, particularly in the area of acceptance of the body image, gender roles, affective and social meaning of the family, feelings, communication and behaviour and prevention of sexual abuse. In order to evaluate the intervention project and due to the inability to find evaluation instruments in the area of Sexuality, a survey was build to detect possible changes in the knowledge and the skills worked. Because of the size of the population and the lack of human resources to do individual evaluations, as well as the development characteristics of the participants, the survey was structured in such a way that allowed children to answer it individually. The items and the response options were presented by images and it is only necessary to provide verbal instructions at the beginning of each question. Two evaluations were performed (pre and post-intervention). The results indicate that, although the survey is not sensitive to measure some of the proposed variables, changes are needed in some components of the Project or in the way it is being implemented. Nevertheless, in interpreting the results, we need to consider that, in health promotion programs, sometimes it is only possible to perceive changes in longterm. Besides that, other sources of information about the Project should be found in order to do a comprehensive evaluation and, consequently, make decisions about the future of the Project. In the end we discuss the areas that seem to require adjustments, as well as the limitations in the research and future considerations.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9811
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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