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Título: A romanização da Península Ibérica : uma utilização didáctica de fontes históricas no estudo da integração de uma região periférica no universo imperial
Autor: Fernandes, Filipe Miguel Garcia, 1985-
Orientador: Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946-
Palavras-chave: Ensino da história
Arqueologia - Portugal
Romanização
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: A unidade didáctica, “A Romanização da Península Ibérica, um exemplo de integração de uma região periférica no universo imperial”, foi leccionada a uma turma do 10º ano, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, sendo o seu objectivo principal a utilização das diversas fontes históricas e textos historiográficos na construção do conhecimento dos alunos. Integrada no tema “O Modelo Romano” do programa do 10º ano de escolaridade, esta unidade didáctica possibilita aos alunos a tomada de consciência da lentidão e da complexidade do processo de integração das regiões conquistadas no Império Romano. Os conteúdos, da unidade didáctica em estudo, possibilitam uma inter-relação com outras ciências sociais, nomeadamente a Geografia e a Arqueologia. A primeira, com base nos recursos do estudo do território e das suas especificidades, forneceu uma base estrutural para a compreensão da ocupação do território. Quanto à Arqueologia, o recurso às suas fontes e metodologia, permitiu que os alunos adquirissem uma maior compreensão dos fenómenos analisados.
The didactic unit, "The Romanization of the Iberian Peninsula, an example of integrating a peripheral region in the universe imperial", was taught to a class of 10th grade, in high school Camilo Castelo Branco, and its main objective is the use of various historical sources and historiographical texts in the construction of students' knowledge. Integrated on the theme "The Roman Model" program of the 10 th grade, this didactic unit enables students to awareness of the slowness and complexity of the integration process of the conquered regions in the Roman Empire. The contents, of this unit study, allow an inter-relationship with other social sciences, including Geography and Archeology. The first, based on the resources of the territory and the study and their specificities, provided a structural basis for understanding the occupation of the territory. As for Archaeology and the use of their sources and methods, allowed the students to acquire a greater understanding of the phenomena analyzed.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de História e Geografia, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9814
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