Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9822
Título: Portugal : da 1ª República à Ditadura Militar : um caminho de cidadania
Autor: Carvalho, Leopoldo Manuel Madeira, 1963-
Orientador: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Palavras-chave: 1ª República - Portugal
Ensino da história
Educação para a cidadania - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O nosso Relatório da Prática de Ensino Supervisionada pretende ser uma proposta didáctica para o tema “Portugal: da 1ª República à Ditadura Militar”, do Programa Oficial de História, realizada com alunos da turma D, do 9º ano de escolaridade da Escola Secundária com 3º Ciclo de Camilo Castelo Branco em Carnaxide. Portugal viveu, em 5 de Outubro de 1910, a transição da Monarquia para a República. A partir daí alterações relevantes aconteceram no nosso País nos domínios político, económico, social e cultural. Do ideal republicano um novo homem tinha que se formar, substituindo o súbdito pelo cidadão, com direitos e deveres. Foi preciso cultivá-lo, criá-lo desde a raiz e não era e não é uma tarefa fácil, contudo, não impossível. À Escola e à História pertence essa missão de grande importância: educar para a cidadania, tarefa a que devemos dar especial atenção por estarmos perante um conceito polissémico, com elevada carga ideológica e longe de estar definido. No entanto, temos o firme propósito de demonstrar a importância dos valores cívicos republicanos e outros símbolos da identidade nacional, e de contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores de cidadania e dos direitos humanos
Our Supervised Teaching Practice Report is intended to be an didactic proposal to the theme "Portugal: From the 1st Republic to the Military Dictatorship", of the Official History Program, conducted with students in the class D, of the 9th grade of the Secondary School with 3rd Cycle Camilo Castelo Branco in Carnaxide. Portugal lived, on 5 October 1910, the transition from Monarchy to Republic. Since then, relevant changes have happened in our country on the political, economical, social and cultural domains. From the republican ideal a new man had to be formed, replacing the vassal for the citizen, with rights and duties. It was necessary to cultivate him, create him from the roots and it wasn’t and it still isn’t an easy task, however, it’s not impossible. To School and to History belongs this very important mission: educating for citizenship, a task to which we must pay special attention we are facing a polysemic concept, with a high ideological load and far from being defined. However, we have the firm intention to demonstrate the importance of republicans civic values and other symbols of national identity, and to contribute to the training of responsible people, autonomous, supportive, who know and exercise their rights and duties in dialogue and in respect to others, with a democratic spirit, pluralistic, critical and creative, taking as reference the values of citizenship and human rights.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9822
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