Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9840
Título: Cooperação, motivação e tecnologias : processo de aprendizagem em Oficina de Expressão Plástica, 7.º ano
Autor: Rodrigues, Susana Isabel da Luz, 1978-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Expressão plástica
Motivação dos alunos
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório, da prática de ensino supervisionada, foi elaborado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais e pretende abordar o trabalho desenvolvido com alunos do 7.º ano do ensino básico, na disciplina de Oficina de Expressão Plástica. A prática letiva foi realizada na Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Gil Vicente, em Lisboa e, dadas as possibilidades de investigação nesta disciplina, procuraram-se explorar novas pedagogias, tendo por base o trabalho cooperativo e de projeto, recorrendo-se às tecnologias como meio facilitador e motivador nas aprendizagens. Durante o processo de ensino/aprendizagem fomentou-se uma progressiva aquisição de competências e domínio das linguagens específicas da área das Artes Visuais, tendo em conta a especificidade da turma. As atividades pedagógicas desenvolvidas procuraram colmatar as lacunas existentes, promovendo a motivação e o sucesso dos alunos nas aprendizagens, num contexto onde se constatou a falta de pré-requisitos e ausência de hábitos de trabalho. A avaliação foi fundamental para aferir todo este processo, tendo a modalidade formativa e reguladora um papel crucial. As propostas de trabalho incidiram na realização de duas unidades didáticas, direcionadas para a literacia artística. A primeira consistiu na construção de caleidoscópios, ajudando a compreender o processo de criação plástica. A segunda unidade didática baseou-se na realização de filmes de animação, através de meios simples, de exploração plástica e visual, contemplando todo o processo metodológico. Nesta fase, usaram-se, como recurso, a reciclagem de materiais e as tecnologias digitais, tendo por base temas ligados às problemáticas atuais do quotidiano escolar. Durante todo o processo de aprendizagem ministraram-se referências e experiências no âmbito da História da Arte, complementares à formação, para desenvolver o sentido de apreciação estética e artística, contribuindo para uma maior contextualização do trabalho final.
This report from supervised teaching practice was developed within the Master’s degree in Visual Arts Education and aims to address the work realized with 7th grade students in the Oficina de Expressão Plástica subject. The teaching practice was held in Escola Secundária Gil Vicente in Lisbon. Given the possibilities for research in this subject, we attempted to explore new pedagogies, based on collaborative work and project, using technology as a facilitator and a motivator learning factor. During the process of teaching/learning a progressive acquisition of skills and domain of specific languages from Visual Arts were promoted, taking into account the class specificity. The developed pedagogical activities were meant to overcome students’ difficulties, promoting their motivation and desire of success in learning process, in a context where the lack of prerequisites and work habits were obvious. The evaluation was essential to assess all this process, where formative and regulative modality had a crucial role. The proposed work was focused on the realization of two didactic units directed to artistic literacy. The first unit consisted in the construction of kaleidoscopes, which helped to understand the process of plastic creation. The second one was based on the making of animated films, by simple means of plastic and visual exploration, contemplating all the methodological process. At this stage, material recycling and digital technologies were used as resources, based on themes related to current problems of everyday school life. Throughout the learning process, additional references and experiences in the field of Art History were ministered in order to develop students' sense of aesthetic and artistic appreciation, contributing to a greater contextualization of the final work.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9840
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