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Título: O processo de implementação do Currículo Nacional das Ciências Físicas e Naturais numa escola da Amadora : perspetiva dos diferentes intervenientes
Autor: Ferreirinho, Ana Isabel Castro Sobral Lopes, 1980-
Orientador: Faria, Cláudia, 1967-
Palavras-chave: Literacia científica
Reorganização curricular
Avaliação de competências
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico (2001), atualmente revogado, baseou-se em dois princípios fundamentais, o da gestão flexível do currículo e o da promoção do desenvolvimento de competências nos alunos. Estas competências pertencem aos domínios do conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes. A gestão flexível do currículo permite que as escolas e professores adequem, da melhor forma, o currículo aos seus alunos e à realidade de cada escola. O desenvolvimento das competências tem por objetivo, muito mais do que ensinar conteúdos de ciência, promover nos alunos a aprendizagem de competências transversais e fundamentais à sua vida futura. O desenvolvimento destas competências ajudará os alunos a enfrentar e integrar uma sociedade em constante mudança e evolução. O ensino através da promoção de competências tem inúmeras vantagens, em detrimento do ensino tradicional, no entanto este processo de ensino-aprendizagem depende integralmente do tipo de atividades e avaliações implementadas em sala de aula, sendo essencial promover um envolvimento ativo dos alunos na sua própria aprendizagem, apelando à sua autonomia e participação. Por outro lado, é necessário que a avaliação funcione, ela própria, como um instrumento de aprendizagem (avaliação formativa). Este trabalho consiste num estudo de caso realizado numa escola dos arredores de Lisboa, estando integrado num projeto de avaliação curricular realizado a nível nacional, e propõe-se estudar a forma como os professores de ciências desta escola (Ciências Naturais (CN) e Ciências Físico-Químicas (CFQ)) se apropriaram do currículo especificamente no que se refere ao desenvolvimento por parte dos alunos de competências de raciocínio. Os métodos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário (realizado no âmbito do projeto de avaliação curricular), o inquérito por entrevista e a análise documental. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística descritiva e fundamentalmente à análise de conteúdo. Através deste estudo concluímos que embora os professores concordem e subescrevam estas práticas que fomentam a promoção do desenvolvimento de competências, não as implementam como seria desejável, por constrangimentos variados. Estes professores demonstram-se muito preocupados com o cumprimento formal do programa em detrimento de uma ação curricular guiada pelos processos de aprendizagem dos alunos. A apropriação por parte dos professores das mudanças necessárias para o desenvolvimento de atividades direcionadas para a promoção de competências exige uma aprendizagem pessoal e contínua baseada no conhecimento e no trabalho colaborativo.
The process of reorganization of the Basic Education Curriculum (2001), that is already revoked, was based on two fundamental principles, the flexible management of the curriculum and the competencies development. These competence belong to the following domains; knowledge, reasoning, communication and attitudes. The flexible management of the curriculum allows schools and teachers to adapt the curriculum to their students and to the reality of each school. Competencies development aims to, more than teaching science content; promote students’ development of transversal competencies essential to their future life. The development of these competence help students to face and to integrate a society in constant change and evolution. The teaching based on competencies development has numerous advantages in the detriment of the traditional teaching, but this process of teaching and learning depends entirely on the type of activities and assessment implemented in classroom, being essential to involve students in their own learning. It is essential to promote student’s autonomy and participation and the assessment should be used as a teaching tool for its own (formative assessment). In this study we developed a case study in a school on the outskirts of Lisbon. The study is integrated into a project of curriculum evaluation that was conducted at a national level. The main goal of the study is to understand how the science teachers at this school (Natural Sciences and Physical and Chemical Sciences) appropriated the curriculum, specifically in relation to the development of reasoning competencies by students. Data was collected by questionnaires (conducted in the framework of the project curriculum evaluation), interviews and document analysis. For the analysis of data we used a descriptive statistical analysis and content analysis. Through data analysis we conclude that although teachers agreed with the use of practices that promote the development of competencies, they do not implemented it, as desirable, for various constraints. These teachers demonstrated to be very concerned with the formal compliance of the program rather than with the implementation of an action curriculum guided by the learning process of students. The ownership by the teachers of the changes required for the development of activities for the promotion of different competence requires a continuous personal learning based on knowledge and collaborative work
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9891
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