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Título: Os Serviços de animação e pedagogia em Portugal: o Museu da Cidade de Lisboa
Autor: Sabbo, Maria João Vieira Barrento
Orientador: Malafaia, Maria Teresa
Ferreira, Clara
Palavras-chave: Animação socio-cultural - Portugal
Museus - Actividades culturais
Relatório de estágio de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2012
Resumo: No âmbito da realização do estágio curricular no Serviço de Animação e Pedagogia (S.A.P) da Divisão de Museus e Palácios da Câmara Municipal de Lisboa (D.M.P-C.M.L), com sede no Museu da Cidade, proponho através deste trabalho de mestrado analisar e reflectir sobre as funcionalidades deste serviço: como se pode caracterizar e quais os seus contributos para a construção da identidade museológica? Intitulado “Serviços de Animação e Pedagogia em Portugal: O Museu da Cidade de Lisboa” pretende evidenciar a importância desta área de cariz educativo, do ponto de vista cultural, social e humano. Na base deste relatório está a minha experiência de estágio no S.A.P do Museu da Cidade. Através deste estudo de caso, terei como finalidade demonstrar a importância da valorização destes serviços enquanto veículo cultural, pois, seja em que instituição for, favorecem todo um processo de transmissão e recepção de conhecimentos. Trata-se de um trabalho que resulta da investigação nesta matéria, após o estágio curricular que realizei no ano lectivo de 2010/2011 (de 12 de Outubro de 2010 a 10 de Janeiro de 2011), que decorre da oportunidade pessoal de contactar com a realidade do museu a partir de dentro, ou seja, com os vários organismos e intervenientes que o constroem e transformam. O Serviço de Animação e Pedagogia (SAP) em que estagiei desenvolve inúmeras actividades nos quatro equipamentos culturais pertencentes à Divisão de Museus e Palácios de Lisboa: Museu da Cidade, Museu Bordalo Pinheiro, Museu do Teatro Romano e Museu Antoniano. Dirige-se a um público alargado, não se esgotando na orientação de visitas sugeridas pelas escolas, serve também outros grupos, com diferentes especificidades.
Abstract: This MA report follows the apprenticeship I have undertaken at the Board for Animation and Pedagogy (S.A.P.) of the Division for Museums and Palaces of the Lisbon City Hall, located at the City Museum, and aims to provide an analysis and an assessment of the functionalities and the contributions of such a Board: how can it be characterized and in which ways can it contribute to the construction of a museological identity? I have adopted the following title for this report: ‘Institutional Entities for Animation and Pedagogy in Portugal: The Lisbon City Museum and my aim is to highlight the importance of this educational reality, from a cultural, a social and a human point of view. This report is based on my experience of the S.A.P. of the Lisbon Museum. Through this case study, I intend to demonstrate the full value of such entities as elements of cultural dynamics, given the extent to which they promote various processes of knowledge transmission and learning in whichever institutions they are integrated. This report is the outcome of my research and of further study following the apprenticeship which I carried out during the academic year 2010/2011 (from 12 the October 2010 to January 10, 2011), and it reveals the personal opportunity which I had of contacting the reality of the museum from within, that is with the several institutions and participants which construct it and transform it. The Board for Animation and Pedagogy (S.A.P.) where I undertook my apprenticeship carries out numerous activities at the four cultural premises belonging to the Division for Museums and Palaces of the Lisbon City Hall: the City Museum, the Bordalo Pinheiro Museum, the Roman Theatre Museum and the Saint Anthony Museum. It organizes its activities for the wider public, which means that it is concerned with guiding tours suggested by schools but not only that: it also provides services to other groups, with diverse specificities.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Comunicação e Cultura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9894
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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