Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9895
Título: Um objeto, um ponto de partida : uma exploração em Desenho A, 11º ano
Autor: Cascais, Ana Rita dos Santos, 1979-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Ensino do desenho
Criatividade (Educação)
Ensino artístico - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este presente Relatório tem como finalidade a apresentação e organização de estudos relacionados com o ensino artístico, no âmbito da prática supervisionada inserida no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Consta, por isso, um vasto conjunto de elementos que estão relacionados com a prática profissional; a caracterização da Escola Secundária Sebastião da Gama, o ensino da disciplina de Desenho A do 11º ano, a unidade didática posta em prática ao longo de oito de aulas realizadas e as estratégias empregues para facilitar a compreensão dos alunos e acima de tudo superar problemas. Estão expostas as estratégias adotadas para que os conteúdos a lecionar sejam absorvidos, compreendidos e consolidados pelos alunos, para que estes os possam experienciar. Neste trabalho teórico estão contidos objetivos de preparação agregados à prática da lecionação, que no futuro sirvam de exemplo para uma experiência aplicada. Ao ter em conta a presente turma, foi desenvolvida uma unidade didática juntamente com o professor cooperante que fortalecesse a criatividade dos alunos e onde estes pudessem por em prática as suas ideias. Neste sentido, os alunos foram levados a pensar a resolução do exercício de uma determinada forma que pudesse também ter aplicação no futuro, ou seja, como método de trabalho, em outros exercícios propostos. A criação desta unidade de trabalho teve também como base a motivação para a aprendizagem de forma a adquirir competências ao nível das técnicas de representação e de criatividade. No que diz respeito ao enquadramento teórico, foram considerados e fundamentados temas de estudo que tiveram como desenvolvimento base a pesquisa e a minha reflexão pessoal. Estas temáticas abordadas relacionam-se com a prática docente desde as estratégias de ensino apresentadas, a importância do currículo, a motivação e a criatividade nas Artes Visuais.
This report's main goal is to present, in a structured and organized manner, the findings related to the teaching of art courses, as a result of the supervised practice contemplated in the Master of Visual Arts Teaching in Grade through High School. As such, a number of elements included are directly related to the professional practice of this discipline - research field work done over the course of eight classes which took place in Sebastião da Gama High School (in Setubal). The course, Drawing A, taught to 11th graders, intended to provide learning strategies to improve general comprehension and assimilation of new concepts as well as to provide problem solving skills. The report goes over the recommended approaches used in class to enhance the students' overall learning experience and to then be able to apply it to real situations. An underlying objective of this report is to better the teaching practices in Visual Arts, so that it can become a reference in the future for other teachers looking to improve students' learning skills and drawing abilities. Taking into consideration the body of students involved, a specific set of guidelines and teaching units were developed in strict collaboration with the mentor teacher, so that students could actually apply their ideas to real exercises. As such, students were encouraged to think about problem resolution in specific ways, which promoted assimilation of concepts and helped them resolve future situations applying the same learned skill. The teaching units also focused on learning motivation skills as well as in developing representation and creativity techniques, in a combination of theory and practice, or applied theory. Regarding the framework used, many lines of thought were studied and considered, as a result of my research and my personal views on the matter. By and large, the framework chosen is directly related to an applied theory approach, where students are encouraged to learn by resolving a problem, thus assimilating new knowledge, as well as a strong emphasis on portfolio development, self-motivation and creativity within the course of Visual Artist.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9895
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