Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9902
Título: O dinamismo civilizacional da Europa Ocidental nos séculos XIII-XIV : espaços, poderes e vivências : uma proposta didáctica
Autor: Tereno, António Vitorino Simões, 1964-
Orientador: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Palavras-chave: História da Europa
Didáctica da história
Peste negra
Demografia
Cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O relatório/tese apresenta-se como uma proposta didáctica do Módulo 2 – O Dinamismo Civilizacional da Europa Ocidental nos Séculos XIII-XIV – Espaços, Poderes e Vivências – A Fragilidade do Equilíbrio Demográfico, ao mesmo tempo científica, formadora e inovadora, realizada com alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário, numa escola situada na Penha de França, em Lisboa. No séc. XIII, a Europa, acabada de sair de um período de acalmia das guerras, da descoberta de novas técnicas de tratamento das terras, do uso do ferro nos utensílios agrários, da criação dos grandes arroteamentos, começa a produzir excedentes que conduzem a uma população menos subnutrida e mais capaz de resistir às maleitas. Esses excedentes vão dar origem à dinamização de mercados locais que se vão expandindo, dando origem ao aparecimento de feiras internacionais e ao estabelecimento de rotas comerciais. A partir de cerca de 1315, o quadro de prosperidade que se vivera até então, começa a sofrer constrangimentos que se fazem sentir um pouco por toda a Europa. As más colheitas, fruto de condições climatéricas adversas, o sobrepovoamento, a falta de alimentos, esgotamento dos solos, a promiscuidade habitacional, a inflação dos preços, conduz a alguma conflitualidade, susceptível de conduzir a guerras. A fragilidade em que se encontra grande parte da população europeia faz com que a bactéria Yersinia Pestis encontre condições ideais de propagação, levando à morte milhões de pessoas, vítimas do seu modo de vida, da sua concepção de higiene, da promiscuidade e da ausência de noções de saúde pública. As dimensões do espaço e do tempo encontram aqui acolhimento, quer analisando a relação da propagação da peste bubónica entre os campos e as cidades como estabelecendo paralelos entre outras pandemias actuais. Pretendemos demonstrar que a leccionação de unidades didácticas com temas de grande impacto, aliados a um suporte audiovisual moderno, estimulante e adequado, poderá conduzir a níveis de consecução superiores sem que impliquem um esforço acrescido por parte dos alunos. Entendemos que a interdisciplinaridade dará um contributo positivo, no reforço da aprendizagem dos alunos, tornando a experiência significativa duradoura.
The report/thesis is presented as a proposal for teaching Module 2 – The Civilizing Dynamism of Western Europe in XIII-XIV centuries – Spaces, Powers and Experiences – The Fragility of Demographic Balance, while scientific and innovative trainer, held with students of the 10th grade of Secondary School, a school in Penha de França, in Lisbon. In the century XIII, Europe, fresh from a quiet period of the wars, the discovery of new techniques for the treatment of the land, the use of iron tools in the land, the creation of large land clearance, begins to produce surpluses that lead to a population less undernourished and more able to resist ailments. These surpluses will lead to the promotion of local markets that will expand, giving rise to the emergence of international fairs and the establishment of trade routes. From about 1315, the picture of prosperity that had lived until then begins to suffer constraints that are felt almost everywhere in Europe. Bad harvests, the result of adverse weather conditions, overcrowding, lack of food, soil depletion, promiscuity housing price inflation, leads to some conflict, likely to lead to wars. The weakness in which a large part of the European population makes the bacterium Yersinia Pestis find ideal conditions to spread, leading to the deaths of millions of people, victims of their way of life from conception of hygiene, overcrowding and lack of notions of public health. The dimensions of space and time are welcome here, whether analyzing the relationship of the spread of bubonic plague among the fields and cities as establishing parallels between other current pandemics. We want to show that the teaching of didactic units with issues of great impact, combined with a modern audiovisual support, stimulating and appropriate, may lead to higher levels of achievement without entailing an increased effort by the students. We understand that interdisciplinarity will make a positive contribution in enhancing student learning, making the experience meaningful lasting.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9902
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