Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9903
Título: Os blogues e o ativismo sobre problemas ambientais no 5.º ano de escolaridade
Autor: Abreu, Relíquia Teixeira Viegas de, 1977-
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Problemas ambientais
Blogs
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: A investigação que se apresenta teve como objetivo identificar as potencialidades da dinamização de um blogue, na estimulação do ativismo e da intervenção social em alunos do quinto ano de escolaridade, sobre problemas ambientais. Assim, procura respostas que permitam: a) identificar as potencialidades da dinamização de blogues na implementação de iniciativas de ativismo e de intervenção social sobre problemas ambientais; b) averiguar o impacto destas iniciativas de ativismo e de intervenção social sobre problemas ambientais, envolvendo a dinamização de blogues, junto dos alunos que as implementam relativamente a conhecimentos, capacidades - a nível das competências de comunicação e análise crítica – e atitudes; e c) identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento dos alunos neste tipo de iniciativas. Para se atingir as finalidades do estudo, utilizou-se uma metodologia de investigação essencialmente qualitativa, onde o professor investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática e da dinamização de um blogue. Neste estudo participaram dezanove alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade, de uma escola da região de Almada. Como métodos de recolha de dados foram utilizados um questionário, entrevistas semidiretivas e documentos escritos, que incluíram o conteúdo do blogue e as respostas às questões de uma atividade realizada em casa, mas discutida em contexto de sala de aula. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que o blogue não foi um recurso relevante na implementação de iniciativas de ativismo, pois não se verificou nos alunos um impacto positivo no que diz respeito aos conhecimentos, capacidades ou atitudes. Quanto à iniciativa implementada, os dados obtidos mostram que os alunos não se comprometeram verdadeiramente com o ativismo. No entanto, houve um pequeno progresso relativamente às competências de comunicação e pensamento crítico aquando da discussão da atividade em sala de aula. Através da investigação foram identificados vários fatores que influenciaram negativamente o envolvimento dos alunos neste tipo de iniciativas, como a tipologia da área curricular em que foram desenvolvidas as atividades e a forma como estas foram encaradas pelos alunos. Por esse motivo, os fatores positivos não tiveram grande expressão nos resultados.
This investigation aims to identify the potential of blogs in the stimulation of activism initiatives and social intervention in fifth grade students, about environmental issues. Thus, it seek for answers that will allow to a) identify the potential of blogs while promoting activism and social intervention on environmental issues; b) check the impact of these activism and social intervention initiatives on environmental issues, while promoting blogs, on the students that implement them relatively to knowledge, communication skills, critical analysis, and attitudes; and c) indentify the factors that affects positively and negatively students involvement in this kind of initiatives. An essentially qualitative research methodology was used to achieve these purposes, where the investigator research is own practice by proposing an activity and fostering blogs. In this study the participants involved nineteen students of a fifth grade class from a school situated in Almada. The data collection methods consisted on the application of a questionnaire, the conduction of semi-structured interviews and written documents like the blog content and the answers regarding the questions of the activity held at home, but discussed in the classroom. The results presented here, show that the blog did not turned out to be a relevant resource when it comes to the implementation of activism initiatives, since it failed to have a positive impact on student’s knowledge, skills or attitudes. As for the implemented initiative, the data showed that students did not make a real commitment to activism. However there was a small progress relatively to communication skills and critical analysis while the activity was being discussed. Through research it was possible to identify several factors that negatively influenced the students' involvement in such initiatives as the typology of the curricular area in which the activities were developed and how they were viewed by students. Therefore, the positive factors had little expression in the results.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9903
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