Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9904
Título: Fachadas azulejadas na margem do Sul do Tejo - Barreiro: 1850-1925
Autor: Pires, Isabel Augusta dos
Orientador: Santos, Vítor Serrão
Queirós, Francisco
Palavras-chave: Fachadas - Barreiro (Portugal)
Azulejos - Barreiro (Portugal) - 1850-1925
Cerâmica arquitectural - Barreiro (Portugal) - 1850-1925
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente dissertação tem como principal objectivo estudar o fenómeno da azulejaria e da ornamentação cerâmica nas fachadas do concelho do Barreiro, entre cerca de 1850 e cerca de 1925. A primeira parte, de contextualização teórica, procura estabelecer uma analogia entre a azulejaria de padrão do século XVII e azulejaria de fachada de meados do século XIX até inícios do século XX, sem descurar os elementos cerâmicos complementares que integram o azulejo na arquitectura, sendo os mais habitualmente utilizados, os frisos, as cercaduras e barras, bem como outro tipo de ornatos cerâmicos que rematam e coroam empenas e platibandas, tais como estátuas alegóricas, vasos, urnas, pinhas ou globos. A segunda parte incide sobre o núcleo urbano do Barreiro, exaustivamente inventariado, através da recolha de dados e registo fotográfico de todas as fachadas com elementos cerâmicos correspondentes ao período em causa. Desta tarefa, resultaram as fichas de inventário que constituíram a base de trabalho para o estudo realizado. Foi efectuado o enquadramento teórico, em relação ao contexto da época, a análise das tipologias arquitectónicas e sua localização na malha urbana. Evidenciaram-se padrões e técnicas decorativas, a par de uma tentativa de atribuição de autorias, com base nos centros produtores intervenientes no fabrico dos azulejos e de outros ornatos cerâmicos. Elaborouse, ainda, um catálogo de padrões, cercaduras, barras, frisos e ornamentação cerâmica, iniciando uma proposta pioneira de catalogação em articulação com o sistema já desenvolvido pela Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões [RTEACJMSS] e em funcionamento para outros períodos da história da azulejaria. Destacando esta variedade e multiplicidade de revestimentos azulejares e artefactos cerâmicos, desejamos contribuir para a sua valorização e salvaguarda, mas também para a preservação da memória dos que, entretanto, desapareceram
ABSTRACT: This research has the main objective to study the phenomenon of tile façades and ornamental ceramics in Barreiro county covering the period between 1850 and 1925. The first part consists of a theoretical contextualization which tries to establish an analogy between patterns tiles from the 17th century and tile façades used during the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century, without neglecting the complementary ceramic elements that integrate tiles into the architecture, being the most commonly used, the friezes, borders, and other ceramic ornaments that crown or finish gables and ledges such as allegorical statues, vases, urns, corns or globes. The second part focuses on the core of Barreiro thoroughly inventoried through data collection and photographic record of all façades with ceramic elements corresponding to the period in question. From this work, the inventory files that formed the basis of this study resulted. For the county the theoretical framework in relation to the context of the time was made, together with the analysis of architectural types and their location in the urban area. Were evidenced patterns and decorative techniques along with an attempt to assign authorships based on production centres involved in the manufacture of ceramic tiles and other ornaments. We have also elaborated, a catalogue of patterns, bars, borders-tiles, friezes and ornamental ceramics, starting a pioneering proposal of cataloguing, in articulation with the system already developed by Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões [RTEACJMSS] and operating for other periods of the tiles history. Noting the variety and multiplicity of ceramics claddings and ceramics artifacts, we wish not only to contribute to their recovery and safeguard, but also to preserve the memory of those who, in the meantime, have disappeared.
Descrição: Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9904
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