Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9906
Título: A venda do lugar turístico através de um não-lugar: o ciberespaço: o turista contemporâneo como coleccionador do olhar
Autor: Barbosa, Joana Rita Coito
Orientador: Gouveia, Carlos
Palavras-chave: Companhias de transporte aéreo - Marketing na Internet
Turismo
Cyberespaço
Relatório de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este relatório é o produto final de um estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Cultura e Comunicação, entre 17 de Outubro de 2011 e 4 de Maio de 2012, na TAP Portugal, resultando de um protocolo realizado entre a Faculdade de Letras da Universidade Lisboa e a companhia, enquanto entidade de acolhimento do estágio. Este teve lugar na Unidade de Negócio do Transporte Aéreo, Departamento de Marketing - Comunicação & Imagem, e esteve essencialmente focado nas estratégias e consequente manutenção de informações relativas à companhia nas suas plataformas digitais. O propósito fundamental deste relatório prende-se com a análise do desenvolvimento dos websites da companhia aérea enquanto ferramentas para a difusão dos seus mercados a nível global. As tarefas desempenhadas ao longo do percurso serviram como ponto de partida para explorar, reflectir e problematizar conceitos que permeiam arduamente a sociedade contemporânea, nomeadamente os não-lugares e o ciberespaço, concluindo que o desenvolvimento das tecnologias e o uso que os indivíduos fazem das mesmas conduzem à aplicabilidade do ciberespaço nas relações sociais, bem como nas transacções comerciais, as quais podem ser aplicadas na projecção do turismo.
Abstract: This essay is the final product of a curricular internship developed under the scope of the Master's degree in Culture and Communication, between 17th October 2011 and May 4th, 2012, in TAP Portugal - resulting from a protocol established between the Faculty of Arts, University of Lisbon and the Company as the host entity for the internship, which took place in the Air Transport Unit – Marketing Department: Communication & Brand Management and was essentially focused on strategies and consequent maintenance of information concerning the airline in its digital platforms. The main goal of this essay is to analyse the development of TAP Portugal’s websites as tools to spread their markets globally. The tasks achieved during the internship provided a starting point to explore, reflect and discuss concepts that permeate contemporary society, especially non-places and cyberspace, concluding that the development and the use of technologies by the most part of individuals lead to applicability of social relationships in cyberspace as well as in commercial transactions, which can be applied in the projection of tourism.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Cultura e Comunição, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/9906
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl128708_tm.pdf1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.