Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9950
Título: O associativismo e as condições laborais dos actores na primeira república
Autor: Dias, Maria Eduarda de Oliveira
Orientador: Laborinho, Ana Paula
Palavras-chave: Teatro português - séc.20
Actores - Portugal - Condições de trabalho - séc.20
Associações profissionais - Portugal - séc.20
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2012
Resumo: Nesta dissertação de mestrado, proponho-me analisar como viviam e trabalhavam os actores portugueses na Primeira República, inserindo este tema no contexto histórico, cultural, económico e social do início do século XX e destacando o desenvolvimento do associativismo e do sindicalismo, fenómenos que iriam alastrar ao mundo artístico. Nesse sentido, dou relevância à criação da Associação de Classe dos Artistas Dramáticos, projecto pioneiro do actor António Pinheiro, descrevendo o seu percurso e as suas primeiras reivindicações, até ao seu desaparecimento prematuro, e acompanhando o seu ressurgimento, alguns anos depois, como Grémio/Sindicato Profissional. Analiso igualmente os mecanismos económicos de protecção laboral que foram surgindo ao longo desse tempo, com o objectivo de melhorar, a longo prazo, as vidas dos actores. A vida profissional dos actores é descrita, incluindo a sua formação, o funcionamento dos teatros Nacional e privados, as temporadas teatrais, as digressões, os salários, as récitas, e as preocupações principais da vida profissional dos actores e das actrizes. Nesse contexto, é abordado o tema da crise do teatro, amplamente discutido nas ruas lisboetas e difundido nas páginas dos jornais, que afectou directamente as condições laborais dos actores nas duas primeiras décadas do século passado sendo também revisitada a importância da função educadora e moralizadora do teatro na sociedade.
ABSTRACT: In this master’s degree dissertation, it is my aim to reveal how the Portuguese actors lived and worked during the First Republic, viewing this subject in light of, and linking it to, the historic, cultural, economic and social context of the beginning of the 20st century. In this study, I specifically highlight the development of unions and professional associations, institutions which also came to affect the artistic world. In this context, I focus part of this study on the creation of the Dramatic Artists’ Class Association, a pioneer project by actor António Pinheiro, and I describe the course of action it took and its first demands, following it through its premature end and its return, a few years later, as a Professional Union. I equally mention all the economic mechanisms of labor and social protection which were brought to existence during the course of these times, and which meant to improve, with a long term horizon in view, the livelihood of actors. The professional lives of actors is also exposed in many of its details, namely their training, the way by which the National and private theaters worked, the theatre seasons, the tours, the salaries, and the récitas, as much as the primary concerns pertaining to the dramatic artists’ professional lives. This exposition also makes reference to the crisis that affected theatre, a subject which was widely discussed both in Lisbon’s streets and in the newspapers’ pages, and which directly had its effects on the labor conditions of actors during the two first decades of the 20st century, having also created the opportunity to discuss the educational and moralization functions that theater held in the society.
Descrição: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9950
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