Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9953
Título: Uma horta num jardim infantil : uma proposta para um currículo interdisciplinar
Autor: Henriques, Guida Isabel Santos, 1979-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento curricular
Jardim de infância
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo teve como finalidade perceber como conceber e implementar um currículo interdisciplinar centrado numa horta no jardim infantil. Procurou-se conhecer as perceções que os educadores têm acerca do desenvolvimento de atividades científicas de carácter experimental realizadas em quatro salas de um jardim infantil do distrito de Leiria. Observaram-se em simultâneo as compreensões das crianças através da sua verbalização no decurso das atividades desenvolvidas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, usando-se como ferramentas de recolha de dados a observação das atividades, análise dos registos e narrativas das crianças, e entrevista a quatro educadoras, designadas de P1, P2, P3 e P4. Os resultados obtidos, evidenciam a importância de uma prática de exploração didática das atividades assente no questionamento, desafio e incitamento ao pensamento da criança. Importa incrementar o uso de uma prática e linguagem científicas desde cedo. As atividades em ciências terem um cariz multidisciplinar, que promovem mais oportunidades educativas e propiciam a aquisição de conhecimentos noutras áreas de conteúdo.
This study aims to understand how to design and implement an interdisciplinary curriculum centered around a vegetable garden in kindergarten. Sought to understand the perceptions that educators have about the development of scientific activities of an experimental nature held in four rooms of a kindergarten from the district of Leiria. Observed simultaneously understandings from children through their verbalization during the activities. This is a qualitative and interpretative study, using as tools for data collection activities of observation, analysis of records and narratives of children, and interview four teachers, designated P1, P2, P3 and P4. The obtained results show the importance of a practical exploration of didactic activities based on questioning, and incitement to child's thinking. It should increase the use of a practical and scientific language early. Activities in science are multidisciplinary in nature, promoting more educational opportunities and foster the acquisition of knowledge in other content areas.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9953
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044815_tm.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.