Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9960
Título: Caminhos para a aprendizagem : o entrelaçar do formal, não formal e informal
Autor: Rolim, Anabela Pereira Gomes dos Santos, 1974-
Orientador: Guimarães, Paula, 1967-
Palavras-chave: Formação de adultos
Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho é um convite a uma incursão empírica que pretende, em primeiro lugar através da minha narrativa autobiográfica, estabelecer um paralelo entre a minha experiência pessoal vivida e uma análise reflexiva devidamente argumentada, onde foco as competências adquiridas, sejam elas de teor académico, técnico ou transversais, e que me proporcionaram ser o que sou hoje como pessoa e como profissional. Num segundo plano, de modo a permitir uma adequada contextualização teórica da temática da educação e formação de adultos são abordados temas relativos à história da educação e formação de adultos em Portugal, nomeadamente a partir de 1974; a diferenciação entre a educação formal, educação não formal e educação informal; os processos que intervêm ao nível da aprendizagem e a sua importância; e o processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Por último, com trabalho empírico pretendi demonstrar a importância não só da educação formal, como também da educação não formal e informal no quotidiano dos adultos, e o contributo da aprendizagem pela experiência que se encontra intimamente relacionada com o processo de reconhecimento de adquiridos experienciais, permitindo um maior entendimento da temática, em análise.
This work is an invitation to a raid empirical aims, firstly through my autobiographical narrative, drawing a parallel between my personal experience and a reflective analysis properly argued, which focus on the skills acquired, be they academic content, technical or transversal, and that gave me what I am today as a person and as a professional. In the background, in order to allow an appropriate theoretical context of the theme of Education and Training of Adults are addressed topics related to the History of Education and Training of Adults in Portugal, especially after 1974, the distinction between formal education, not education formal and informal education; processes that operate at the level of learning and the importance of learning and the process of recognition and validation of experiential acquired. Finally, the empirical work aims to demonstrate the importance not only of formal education, as well as non-formal education and informal learning in everyday life of adults, and the contribution of learning by experience which is closely related to the process of recognition of acquired experiential, allowing a greater understanding of the subject in analysis.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9960
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