Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9962
Título: O formador em meio prisional
Autor: Vieira, Sónia Cecília, 1970-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Meio prisional
Práticas de formação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho de projeto, enquadrado no Mestrado em Ciências de Educação, no domínio da Formação de Adultos, centra-se no papel do formador em meio prisional, se responde ou não às necessidades da população prisional. Tem como principal finalidade fazer uma reflexão sobre a necessidade, enquanto formadora dos cursos de Educação e Formação de Adultos em meio prisional, relativamente às práticas formativas e metodologias utilizadas. Para contextualizar a problemática que está na base deste estudo, procurou-se construir um quadro teórico que pretende sintetizar o campo da educação e formação de adultos. De seguida, é feita uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas numa narrativa autobiográfica do percurso profissional e formativo. O estudo empírico é baseado na análise da prática formativa, através de um estudo de caso, referente ao papel do formador em meio prisional, para compreender o contributo do formador através da sua conduta e desempenho formativo. A informação recolhida deu origem à criação de um projeto de intervenção no meio prisional, com o objetivo de oferecer novos instrumentos aos formadores e orientá-los no seu desempenho profissional.
This project work, in the context of the Master’s Degree in Educational Sciences, focuses on the role of the trainer in a prison context, whether they do or don’t meet the necessities of the incarcerated population. It´s main purpose is to reflect on the necessity, as a trainer of Adult Education and Training Courses in prison context, concerning the training practice and applied methodologies. In order to contextualize the problematic at the base of this study, we tried to build a theoretical frame which pretends to synthesize the Adult Training and Educational courses field. Afterwards, a reflection is made regarding the attained learning in an autobiographical narrative of the professional and training path. The empirical study is based on the analysis of the training practice, through a case study, referring to the role of the trainer in a prison context, to understand the trainer’s contribution through their conduct and training performance. The gathered information originated the creation of an intervention project in a prison context, aiming to offer new instruments to trainers and guide them in their professional performance.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9962
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