Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/9983
Título: Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos
Autor: Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa, 1963-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Ensino por investigação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Com este estudo pretendeu-se conhecer de que forma o uso de tarefas de investigação, relacionadas com a temática Água-Terra-Ar- Fogo, contribui para capacitar os alunos para agirem de um modo informado no contexto onde vivem. Além disto, pretendeu-se conhecer as dificuldades dos alunos quando realizam as tarefas de investigação, as suas perceções sobre as aulas de ciências físicas e naturais quando recorrem a este tipo de tarefas, e as iniciativas que consideram que podem contribuir para a sua ação informada no contexto onde vivem. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e um alunos de duas turmas do 8.º ano de percurso curricular alternativo, pertencentes a um meio rural. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado, documentos escritos e questionários. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados, utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados permitiram conhecer as dificuldades dos alunos no domínio das competências de conhecimento processual, de raciocínio e de comunicação, quando realizam as tarefas de investigação. Também revelaram terem ocorrido mudanças significativas nas suas perceções sobre as aulas de ciências físicas e naturais, relativamente às aprendizagens em torno das questões socioambientais, às aprendizagens que apelam ao raciocínio, à autonomia em investigar e na valorização das suas intervenções. Os resultados deram, ainda, a conhecer quais são as iniciativas que consideram que podem contribuir para a sua ação informada no contexto onde vivem. À medida que os alunos realizaram as tarefas, verificou-se uma familiarização com a estratégia de ensino e as dificuldades evidenciadas pelos alunos foram sendo ultrapassadas, possibilitando o desenvolvimento de competências.
This study aimed to know in which way the use of investigation tasks, related to the theme of water-earth-air-fire contributes to capacitate students to act in an informed way within their living context. Besides, it was intended to find out the students' difficulties when performing the investigation tasks, their perception about classes of natural and physic sciences when they use this type of task, and the initiatives they think can contribute for their informed action in their living context. In order to reach this goals, it was used a methodology with routes in qualitative investigation with interpretative orientation and was adopted as an investigation strategy a study about the practice itself. The participants of the study were twenty one students from two classes in the eighth grade of the alternative curriculum path, from a rural environment. There were several instruments used in the collection of data: naturalistic observation, interviews in focused groups, write documents and surveys. In the analysis the data was codified and categorized, using the method of constant questioning and comparison. The results allowed the knowledge of the difficulties of the students in the domain of the skills of processes knowledge, of thinking and communication, when doing the investigation tasks. They also revealed significant changes in their perception of the natural and physics sciences class, relatively to the learning around environmental issues, learning that call on their reasoning, autonomy in investigation and valorization of their interventions. The results also gave knowledge about the initiatives that they consider can contribute to their informed action within their living context. In the course of the tasks, was verified that a familiarization whit the teaching strategy occurred and the difficulties shown by the students were exceeded, allowing the growth of skills.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/9983
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